Obesidade em jovens duplica risco de morte antes dos 55 anos

Os jovens que são obesos, em seus primeiros 22 anos, têm duas vezes mais chances de morrer antes de completarem 55 anos.

Do Mundo-Nipo

Os jovens que são obesos, em seus primeiros 22 anos, têm duas vezes mais chances de morrer antes de completarem 55 anos, em comparação àqueles que têm um peso normal, revela um estudo publicado nesta terça-feira (30) pelo British Medical Journal Open.

 

Obesidade (Foto: Shutter Stock)
Aos 55 anos, quase metade do grupo de obesos havia falecido ou diagnosticados com patologias diversas (Foto: Shutter Stock)

 

Uma equipe de pesquisadores divulgou os dados de um estudo iniciado há 33 anos, realizado em um grupo de 6.500 dinamarqueses que tinham 22 anos em 1955.

Do grupo, cerca de 1,5% ou 97 deles eram obesos no início do estudo, o que significa que eles tinham uma relação de peso-altura (índice de massa corporal, ou IMC) de 30 ou mais.

A maioria do grupo, cerca de 83% ou 5.407, estavam dentro da faixa de peso considerado “normal”, classificados com um IMC entre 18,5 e 25.

Aos 55 anos, quase a metade do grupo de obesos havia falecido ou diagnosticados com patologias diversas como diabetes tipo 2, hipertensão, infarto, trombose entre outras doenças relativa à obesidade.

A cada aumento de uma unidade no IMC correspondeu a uma alta de 5% em relação a infartos. A pressão arterial elevada e as taxas de coágulo sanguíneo aumentaram em 10%, enquanto a taxa para diabetes subiu 20%.

Os pesquisadores alertaram que mortes e problemas de saúde devido à obesidade nas próximas décadas, coloca uma carga sem precedentes sobre os sistemas de saúde em todo o mundo.

Embora o estudo tenha sido realizado apenas com homens, é provável que o problema também se estenda entre as mulheres, acrescentou os pesquisadores.

 

Para saber mais notícias sobre Sociedade, clique em mundo-nipo.com/sociedade. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Monte Fuji deve ser listado como Patrimônio Mundial pela UNESCO

Next Article

Japonês comete suicídio após saber que ficaria 10 dias preso por dirigir sem licença

Related Posts