Um grupo de estudantes voluntários partiu do Japão rumo à Polônia em uma missão de ajuda aos refugiados ucranianos com deficiência que cruzaram a fronteira para fugir da invasão russa, informou a NHK News, site de notícias da emissora pública NHK.
Um total de 25 estudantes foram selecionados entre cerca de 230 candidatos para o programa de ajuda organizado pela The Nippon Foundation.
Em discurso realizado na segunda-feira (30), durante a cerimônia de despedida em Tóquio, o diretor executivo da fundação, Kabasawa Ichiro, expressou sua esperança de que o programa dê aos estudantes a oportunidade de aprender e vivenciar o que está acontecendo no mundo.
A estudante da Universidade Waseda, Saito Rinka, disse a NHK que, como uma pessoa nascida com deficiência auditiva, ela pode imaginar o quão ansiosos os refugiados devem se sentir.
“Eles devem estar angustiados por não poder expressar suas emoções”, disse Saito, acrescentando que seu desejo é ajudá-los.
De acordo com números divulgados pela fundação, existem cerca de 2,7 milhões de pessoas com deficiência na Ucrânia. O órgão afirma que, embora alguns deficientes uvranianos tenham conseguido deixar o país, o apoio que eles têm recebido ainda é insuficiente.
Os voluntários ficarão na cidade de Cracóvia, no sul da Polônia, e trabalharão com grupos de apoio locais para distribuir suprimentos médicos e alimentos.
À medida que abre inscrições para novos voluntários, a fundação planeja enviar um total de 105 estudantes até outubro.
* Saiba mais sobre o programa da The Nippon Foundation para assistência humanitária para refugiados da Ucrânia.
== Mundo-Nipo (MN)
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.