Cabo submarino de internet entre EUA e Japão envia dados de até 60 TB/s

O cabo, registrado com o nome de “Faster”, tem 9 mil quilômetros de extensão e custou ao Google cerca de R$ 300 milhões.
Cabo FASTER Foto Reproducao NEC Corporation

Ativado ontem (30) pelo Google, o cabo submarino de internet que liga os Estados Unidos e o Japão, projeto no qual a empresa trabalhava desde 2014, tem uma velocidade de 60 terabits por segundo, 10 milhões de vezes mais rápido que o típico modem.

O cabo, registrado com o nome de “Faster” (Mais rápido), tem 9 mil quilômetros de extensão e custou ao Google cerca de R$ 300 milhões.

O vice-presidente de infraestrutura do Google, Urs Hölzle, explicou que o cabo recém-ativado é o mais potente de todos os cabos submarinos e entre suas peculiaridades figura a de emitir luzes de múltiplas cores em diferentes freqüências.

“Os usuários de internet e nossos clientes no Japão devem notar que as coisas se movimentam um pouco mais rápido. Nosso cabo submarino Faster entre Japão e Estados Unidos entrou em serviço oficialmente hoje”, afirmou Hölzle através da rede social Google Plus.

O primeiro cabo transoceânico foi utilizado para comunicações via telegrama foi instalado em 1906. A maioria dos cabos funcionam dentro dos países e entre continentes, mas alguns cruzam oceanos, como o Atlântico.

O cabo SEA-ME-WE 3, que conecta a Europa com a Austrália e a Ásia, é o mais longo do mundo, com uma extensão de 39 mil quilômetros e 39 pontos de conexão terrestre.

Facebook e Microsoft trabalham agora no desenvolvimento de um cabo submarino que se chamará Marea (maré, em espanhol) e que deve ser concluído em 2016, o primeiro a conectar os EUA com o sul da Europa, mais especificamente as cidades de Virgínia (EUA) e Bilbao (Espanha).

(Com informações da agência Efe)

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Avioes da Japan Airlines Foto Flickr Kentaro Iemoto

Aérea japonesa JAL vai restabelecer rota com o Brasil

Next Article
Mural na fachada da Embaixada do Brasil em Toquio Foto Reproducao Facebook Eduardo Kobra

Fachada da embaixada do Brasil em Tóquio ganha mural de artista brasileiro

Related Posts