Cientistas revelam primeira imagem ‘real’ de um buraco negro

A captura da foto é um extraordinário feito científico que foi realizado por uma equipe de mais de 200 pesquisadores de vários países.
Buraco negro localizado 55 milhões de anos luz da Terra Foto EHT
Buraco negro na região espacial M87 | Foto: EHT

Atualizado em 14/04/2019

Pela primeira vez na história, astrônomos conseguiram registrar uma imagem real de um buraco negro, localizado a 55 milhões de anos-luz da Terra.  A imagem, bem como suas análises, foi publicada em uma série de seis artigos em uma edição especial da revista científica “The Astrophysical Journal Letters”.

O buraco negro tem 40 bilhões de quilômetros de diâmetro – cerca de 3 milhões de vezes o tamanho de nosso planeta – e é descrito pelos cientistas como um “monstro”. A imagem história foi registrada por uma rede de oito telescópios.

O projeto EHT conecta radiotelescópios ao redor do mundo para criar um telescópio virtual gigantesco, do tamanho da Terra, a fim de gerar potência suficiente e assim permitir a visualização da área ao redor de um buraco negro.

Projeto EHT de radiotelescopios ao redor do mundo Foto EHT
Projeto EHT de radiotelescópios em rede | Foto: Reprodução / EHT / Edição MN

O projeto vinha observando dois buracos negros supermassivos com grandes horizontes de eventos – o Sagittarius A (no centro da Via Láctea) – e o buraco negro no centro da galáxia M87 – este que acaba de ser fotografado.

Na foto, é possível ver o buraco negro da M87 localizado a 55 milhões de anos-luz da Terra e com uma massa de 6,5 bilhões de vezes a massa do Sol.

“Esse é um extraordinário feito científico realizado por uma equipe de mais de 200 pesquisadores”, comemora Sheperd S. Doeleman, diretor do EHT.

Apesar de terem massas enormes, buracos negros têm tamanhos extremamente compactos e sua presença afeta o ambiente ao seu redor de maneiras extremas, distorcendo o espaço-tempo e superaquecendo qualquer material que se encontre ao seu redor.

“Se imersos em uma região brilhante, como um disco de gás incandescente, esperamos que um buraco negro crie uma região escura semelhante a uma sombra — algo previsto pela Relatividade Geral de Albert Einstein e que nunca vimos antes. Esta sombra, causada pela curvatura gravitacional e captura de luz pelo horizonte de eventos, revela muito sobre a natureza desses objetivos fascinantes, e nos permitiu medir a enorme massa do buraco negro da M87″, explicou Doeleman.