Brasil será o 1º a testar sistema antirroubo do Google para celular

O Brasil, onde cerca de dois celulares são roubados a cada minuto, foi escolhido para testar a nova tecnologia do Google que usa inteligência artificial para bloquear automaticamente os smartphones com sistema Android em caso de roubo.
Anuncio de sistema antirroubo do Google para Android | Reprodução / LinkedIn News
Reprodução / LinkedIn News

O Google, gigante da tecnologia, anunciou na terça-feira (11) que o Brasil será o primeiro país a testar uma nova função do Android que bloqueia celulares roubados com a ajuda da inteligência artificial (IA). O recurso, apresentado inicialmente na conferência Google I/O, será liberado em julho, em fase beta.

De acordo com o Blog do Google, cerca de dois celulares são roubados a cada minuto no Brasil e portanto, o país foi escolhido para testar essa tecnologia que usa inteligência artificial para bloquear automaticamente os smartphones com sistema Android em caso de roubo. O feedback dos usuários brasileiros inspirou esses recursos [do Android] contra furto e roubo.

Banner Google protecao contra roubo Android Reproducao Google
O Android usa IA para bloquear o dispositivo se o telefone detectar movimento que possa indicar roubo | Reprodução / Google

A principal novidade consiste em um sistema que usa a inteligência artificial para detectar um movimento brusco que indica um roubo e bloquear automaticamente a tela. Se um movimento comumente associado a furto ou roubo for detectado, a tela do telefone será bloqueada rapidamente. Isso pode ajudar a evitar que os ladrões acessem facilmente seus dados.

Além disso, o sistema antirroubo do Google terá ainda outras duas funções: Bloqueio Rápido Remoto e Bloqueio de Dispositivo Offline. O Bloqueio Rápido Remoto permite bloquear o celular pelo Encontre Meu Dispositivo sem senha da conta Google, usando só o número do chip.

Já o Bloqueio de Dispositivo Offline bloqueia o smartphone se ele ficar muito tempo em locais estranhos, se o cartão SIM for removido ou se não conectar à internet por mais tempo que o normal.

O Google também está trabalhando com o projeto Celular Seguro, do Governo Federal. Esse projeto ajuda na comunicação com bancos e operadoras se o smartphone for roubado, evitando que informações importantes caiam nas mãos de criminosos.

Proteção contra roubo Android
Créditos: Google Brasil

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Blog do Google Brasil

Total
0
Shares
Related Posts