Além de um curso de desenvolvimento web, o desenvolvedor deve trabalhar em habilidades e no conhecimento de tecnologia para acompanhar o mercado que, por sua vez, está evoluindo rápido.
Para ajudar você a entender o quanto isso impacta sua carreira, reunimos as novas oportunidades para criar experiências de usuário (UX) envolventes, eficientes e inovadoras.
Há ainda a possibilidade de realizar projetos em desenvolvimento web amparadas pelas principais tendências, que são chatbots, inteligência artificial, realidade aumentada e virtual, design responsivo avançado, segurança de dados, aprendizado de máquina, plataformas de desenvolvimento sem e com baixa codificação, UX e front-end e back-end.
Confira as dicas abaixo!
Melhora na experiência do usuário (UX)
A experiência do usuário tem crescido entre as tendências em tecnologia, e o papel dos desenvolvedores nessa área é muito importante.
É só ver o uso ampliado de soluções como Progressive Web Apps (PWAs) e Motion UI. Ambas são aplicadas para facilitar o design responsivo avançado — seja em dispositivos móveis ou no computador — e melhorar a navegação e a interação do usuário com os sites que ele visita.
Com isso, o desenvolvedor se torna peça-chave e, cada vez mais, desfila entre as fronteiras de front-end e back-end. Não se trata, somente, de aplicar linguagens de programação, mas de reconhecer as tendências em tecnologia e como aplicá-las em sua rotina profissional.
Inteligência artificial e aprendizado de máquina
A inteligência artificial (IA) e o aprendizado de máquina (ou Machine Learning) estão revolucionando o desenvolvimento web, trazendo novas capacidades e melhorias para aplicações e websites.
Em um curso de desenvolvimento web, atualmente, a IA é bastante discutida porque ela tem múltiplas aplicações para o desenvolvedor, e que vão além de um design responsivo avançado. Ela pode, por exemplo, ser utilizada para:
- Automatizar processos;
- Personalizar experiências;
- Analisar grandes volumes de dados em tempo real.
Com isso, algoritmos de IA podem ser usados no desenvolvimento web para criar chatbots avançados que fornecem suporte ao cliente 24/7 para responder perguntas comuns, guiar os usuários através de processos complexos e melhorar a satisfação do cliente.
Já o aprendizado de máquina, um subcampo da IA, permite que as aplicações aprendam e melhorem, de modo contínuo, a partir de dados coletados e de análises do comportamento dos usuários.
Com isso, criam-se novas funcionalidades, como chatbots mais assertivos, recomendações personalizadas, mais segurança na detecção de fraudes e otimização de campanhas de marketing.
Questões que vão passar, invariavelmente, pelo trabalho do desenvolvedor web.
Realidade aumentada e virtual
A realidade aumentada e virtual (ou RA e RV) apresentam novas formas de interação e engajamento. Com a realidade aumentada, é possível sobrepor elementos digitais ao mundo real, proporcionando uma experiência enriquecida e interativa. Já a realidade virtual cria ambientes digitais imersivos para que os usuários interajam em um espaço totalmente on-line.
A importância dessa tecnologia (e de outras) no desenvolvimento web é crescente. Por exemplo, no e-commerce, a RA permite que os clientes visualizem produtos em seus ambientes reais antes de realizar uma compra, melhorando a segurança e confiança na decisão de compra e reduzindo retornos.
Empresas como IKEA e Amazon já utilizam RA para oferecer experiências imersivas aos clientes, inclusive. Vale a pena ficar de olho nessa tendência em tecnologia.
Plataformas de desenvolvimento sem e com caixa codificação
As plataformas de desenvolvimento sem e com baixa codificação viraram populares, também, pela maneira como as aplicações web passaram a ser criadas e implementadas.
Isso porque, por meio das plataformas de desenvolvimento sem e com baixa codificação, desenvolvedores e não desenvolvedores passaram a construir websites e aplicações com pouca ou nenhuma necessidade de escrever código manualmente.
Com isso, os projetos em desenvolvimento web podem ser:
- Realizados rapidamente;
- Acessível a pessoas com pouca ou nenhuma experiência em programação;
- Prático e enxuto, o que gera economia de custos;
- Flexível e de interação prática.
Ou seja: o mercado está mais acessível e acompanhar as mudanças, como as plataformas de desenvolvimento sem e com baixa codificação, ajuda na construção de um desenvolvedor. Mas isso não exclui, de jeito nenhum, a importância em conhecer a fundo a profissão por meio de um curso de desenvolvimento web.
Transforme sua carreira com um curso de desenvolvimento web da TripleTen Brasil
Agora que você já sabe tudo o que faz um desenvolvedor web, vale lembrar que sua formação é essencial. Mas o processo pode ser ágil, eficiente e acessível com os bootcamps da TripleTen Brasil.
Um bootcamp é um método de ensino que foca em experiências práticas e alinhadas às necessidades do mercado para que, em menos de um ano, os alunos aprendam tudo para desempenhar suas respectivas funções.
O que inclui o desenvolvimento web, cujas aulas são abordadas na plataforma da TripleTen. Você pode, portanto, estudar no seu melhor tempo e ritmo a partir de qualquer lugar.
Além disso, se você precisar de um empurrãozinho extra para dar início à sua trajetória na área, nós temos duas ótimas notícias: a primeira é que, se você já tem alguma graduação concluída, os cursos da TripleTen Brasil oferecem certificados reconhecidos pelo MEC; a segunda é que você pode tomar uma decisão impactante hoje mesmo — e com um bom desconto. Aproveite o cupom FUTUROBR30 e consiga 30% de desconto na sua matrícula!
Comece hoje mesmo o seu curso de desenvolvimento web da TripleTen Brasil!