Espacial

Japão testa lançamento do foguete Epsilon

O teste acontece 11 dias após a segunda tentativa de lançamento do Epsilon ter sido adiada.

Do Mundo-Nipo

O Japão realizou neste domingo (8) um teste de lançamento do Epsilon-1, primeiro foguete do país em 12 anos, informou a Agência Japonesa de Exploração Aeroespacial (JAXA).

 

Fogute Epsilon-1 (Foto: JAXA/Divulgação)

O teste acontece 11 dias após a segunda tentativa de lançamento do Epsilon ter sido adiada (Foto: JAXA/Divulgação)

 

“Correu tudo bem com o teste de lançamento do Epsilon-1 no Centro Espacial Uchinoura”, disse um funcionário da JAXA.

O teste acontece 11 dias após a segunda tentativa de lançamento do Epsilon ter sido adiada. Na primeira tentativa, em 22 de agosto, foi adiada após a agência detectar um problema no circuito elétrico do equipamento de comunicação. O segundo adiamento foi no dia 27 de agosto, quando o sistema realizou uma parada automática de emergência 19 segundos antes do lançamento devido a um problema com a inclinação do foguete, de acordo com relatórios divulgados pela JAXA.

O Epsilon-1, que é o primeiro foguete do Japão depois de 12 anos, colocaria em órbita o telescópio Sprint-A, o primeiro espacial de observação remota de planetas como Vênus, Marte e Júpiter.

A agência disse que irá definir a nova data para o lançamento depois de analisar os resultados do teste.

Desde 2003, o Japão desenvolve um intenso programa espacial que, baseado em sua tecnologia, prioriza a exploração planetária e a de asteroides.

As informações são da agência Kyodo.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Deixe um comentário