A Agência Aeroespacial do Japão (Jaxa) lançou com sucesso neste sábado (24) um foguete tipo H-2A transportando um satélite de observação, cuja finalidade é monitorar com maior precisão áreas atingidas por desastres.
A vigésima quarta versão do foguete H-2A foi lançado do Centro Espacial de Tanegashima, na região sudeste do país, às 12h05 de sábado (00h00 de domingo pelo horário de Brasília), de acordo com a JAXA. O satélite “Daichi-2” foi colocado em órbita 16 minutos após o lançamento do foguete, a uma altura de cerca de 400 quilômetros.
O novo satélite, que foi desenvolvido em conjunto com a Mitsubishi Heavy Industries, pode detectar objetos com tamanhos a partir 3 metros na superfície terrestre, melhorando em relação ao satélite predecessor, com capacidade de captar objetos superiores a 10 metros.
Daichi-2 também é equipado com um sistema de radar que pode capturar imagens à noite e em condições climáticas desfavoráveis. Ele também é capaz de enviar dados das imagens de volta a Terra mais rapidamente que seu antecessor, em menos de uma hora, o que permitirá uma avaliação mais eficiente das áreas atingidas por desastres naturais.
Seu antecessor, o Daichi-1, foi lançado em 2006 e ajudou a observar os danos causados pelo terremoto e tsunami que atingiu o nordeste japonês em março de 2011.
Até agora, a JAXA já lançou 18 foguetes do tipo H-2A, incluindo este, obtendo 95,8 por cento de aproveitamento.
Fontes: NHK News | Agência Kyodo.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.