Japão lança satélite para monitorar terremotos

A Agência Espacial Japonesa lançou neste sábado um foguete tipo H-2A transportando um novo satélite que vai monitorar com maior precisão áreas atingidas por desastres.
Lancamento foguete H 2A em 24 05 2014 Fotos Kyodo JAXA 900x550 atualizdo em 17 02 2016

A Agência Aeroespacial do Japão (Jaxa) lançou com sucesso neste sábado (24) um foguete tipo H-2A transportando um satélite de observação, cuja finalidade é monitorar com maior precisão áreas atingidas por desastres.

A vigésima quarta versão do foguete H-2A foi lançado do Centro Espacial de Tanegashima, na região sudeste do país, às 12h05 de sábado (00h00 de domingo pelo horário de Brasília), de acordo com a JAXA. O satélite “Daichi-2” foi colocado em órbita 16 minutos após o lançamento do foguete, a uma altura de cerca de 400 quilômetros.

O novo satélite, que foi desenvolvido em conjunto com a Mitsubishi Heavy Industries, pode detectar objetos com tamanhos a partir 3 metros na superfície terrestre, melhorando em relação ao satélite predecessor, com capacidade de captar objetos superiores a 10 metros.

Daichi-2 também é equipado com um sistema de radar que pode capturar imagens à noite e em condições climáticas desfavoráveis.  Ele também é capaz de enviar dados das imagens de volta a Terra mais rapidamente que seu antecessor, em menos de uma hora, o que permitirá uma avaliação mais eficiente das áreas atingidas por desastres naturais.

Seu antecessor, o Daichi-1, foi lançado em 2006 e ajudou a observar os danos causados ​​pelo terremoto e tsunami que atingiu o nordeste japonês em março de 2011.

Até agora, a JAXA já lançou 18 foguetes do tipo H-2A, incluindo este, obtendo 95,8 por cento de aproveitamento.

Fontes: NHK News | Agência Kyodo.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares
Previous Article

Japonês assumirá vice-presidência do Banco Mundial

Next Article

Crescimento econômico Japão deverá desacelerar para 0,9% em 2014

Related Posts