Do Mundo-Nipo
O Ministério da Ciência do Japão anunciou que vai começar a desenvolver em abril, início do ano fiscal de 2014, a próxima geração de foguetes com fins comerciais, que inclui transporte de satélites, informou a emissora pública NHK.
O foguete a ser desenvolvido é o H3, que vai substituir o atual H2A, um tipo de foguete altamente confiável, tanto que, somente nos últimos 12 anos, vinte e dois foguetes deste tipo foram lançados com mais de 95% de êxito em todos os lançamentos.
Embora o H2A seja confiável, o seu alto custo, de aproximadamente US$ 96 milhões, tem afetado a sua competitividade internacional.
Os pesquisadores, que planejam reduzir esse custo em até a metade, disseram que o novo foguete vai utilizar combustível líquido para o principal motor e combustível sólido para os propulsores.
O Ministério da Ciência destinou mais de US$ 67 milhões para o desenvolvimento do foguete no projeto de orçamento para o ano fiscal de 2014. Autoridades da pasta esperam que o primeiro foguete H3 seja lançado em 2020.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.