Atualizado em 13/03/2023
O governo do Brasil vai voltar a exigir vistos para cidadãos do Japão, EUA, Canadá e Austrália. A decisão foi tomada nesta quarta-feira (8) e o Ministério das Relações Exteriores já determinou que a embaixada do Brasil em cada um desses países comunique oficialmente a medida aos governos locais.
A isenção unilateral de vistos a turistas americanos, canadenses, japoneses e australianos foi concedida pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) em 2019. Era um pleito do setor de turismo, mas havia resistência histórica no Itamaraty por causa do princípio da reciprocidade.
O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avalia que o impacto da retomada do visto vai ser pequeno e usa como evidência os dados de fluxo de entrada de pessoas oriundas nesses países desde o início da isenção.
De acordo com dados do governo, em 2019 – quando a isenção começou a valer – houve, de fato, um aumento de 12% na entrada de norte-americanos. Por outro lado, a entrada de cidadãos do Japão caiu 4,4%.
Agora, o Itamaraty vai informar as embaixadas dos respectivos países de maneira formal. Ainda não há, portanto, uma estimativa de quando a medida passa a vigorar, na prática, nas fronteiras do país.
Os viajantes vão poder emitir o visto de forma eletrônica – ou seja, não vão precisar ir até consulados brasileiros, como já era antes.
== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Blog da Julia Duailibi
Foto: Julia Maiorana