Festival de samurais no Japão termina em tragédia com morte de cavalos por insolação

Mais de 110 cavalos sofreram insolação e várias pessoas passaram mal no Festival Soma Namaoi, que contou com 120 mil pessoas e um calor de 35ºC.
Festival Soma Nomaoi conta com centena de participantes que são exímios cavaleiros | ©Soma Nomaoi Executive Committee / Arquivo
Festival Soma Nomaoi conta com centena de participantes que são exímios cavaleiros | ©Soma Nomaoi Executive Committee / Arquivo

O festival de samurais Soma Nomaoi, realizado na província de Fukushima, no nordeste do Japão, teve um encerramento trágico este ano. Com a intensa onda de calor que tem afetado o país, 111 cavalos foram acometidos por insolação e, infelizmente, dois deles não resistiram. A informação foi divulgada na terça-feira (8) pelos organizadores do evento, de acordo com a Agência France-Presse (AFP).

Esse incidente levou os organizadores a discutirem a possibilidade de mudar a data do evento anual, a fim de evitar futuras tragédias desse tipo.

Tradicionalmente, o Soma Nomaoi ocorre entre os dias 29 e 31 de julho, período em que o Japão enfrenta altas temperaturas. Porém, neste ano, a onda de calor foi excepcionalmente intensa. O mês de julho registrou as temperaturas mais altas em mais de 100 anos no país.

Além dos cavalos, várias pessoas também precisaram de atendimento médico devido à insolação. De acordo com a organização, mais de 120 mil pessoas compareceram ao evento deste ano, onde a temperatura atingiu 35ºC, a mais elevada dos últimos cinco anos.

Durante o festival, os participantes se vestem como samurais medievais e competem montados a cavalo. Ao todo, são cerca de 400 participantes durante os três dias de evento.

Infelizmente, essa não é a primeira vez que o festival registra a morte de um animal devido ao calor. No ano passado, ocorreu o falecimento de um cavalo. A fim de garantir a segurança dos animais e dos participantes, os organizadores agora estão seriamente considerando alternativas para evitar tais incidentes no futuro.

Festival Soma Nomaoi

O Soma Nomaoi Matsuri é um festival anual de três dias e que ocorre perto das ruínas de um castelo na região de Soma, onde os participantes realizam uma cerimônia de reencenação de batalhas do Japão antigo, além de corrida à cavalo, testes de habilidades, entre outras exibições.

Uma das atrações no Soma Nomaoi é uma ferrenha corrida à cavalo | ©Soma Nomaoi Executive Committee / Arquivo
Uma das atrações no Soma Nomaoi é uma ferrenha corrida à cavalo | ©Soma Nomaoi Executive Committee / Arquivo

Contando com a participação de vários samurais reais, o evento tem uma história de mais de 1.000 anos e atrai visitantes de várias regiões do país.

Festival Yabusame

Festivais semelhantes ocorrem em várias regiões do Japão, tal como o popularíssimo Festival Yabusame, que remonta há centenas de anos e ocorre anualmente no Santuário Miyazaki, no oeste do Japão.

A principal atração consiste em habilidosos arqueiros – muitos deles samurais – em trajes tradicionais, todos montados em cavalos a galope mostrando suas habilidades no tiro com arco e flecha.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Tufao Khanun agita o mar na costa da ilha de Amami-Oshima, em Kagoshima | ©Kyodo

Tufão Khanun vai chegar ao sudoeste do Japão nesta semana

Next Article
Passaporte japonês | ©Depositphotos

Brasil e Japão fecham acordo para isenção de visto

Related Posts