Japão quer incluir outra espécie de baleia à sua lista de caça comercial

Japão quer caçar a grande baleia-fin, que é o segundo maior animal do planeta. A espécie, que pode atingir 30 metros, sofreu redução significativa de sua população por ter sido muito caçada no século passado.
Baleia-fin | ©NAVISyachts
Baleia-fin | ©NAVISyachts

O Japão está considerando adicionar uma nova espécie de baleia à sua lista de caça comercial, retomando a atividade em 2019 após um hiato de mais de três décadas. O secretário-chefe do Gabinete Japonês, Yoshimasa Hayashi, anunciou que a Agência de Pesca está coletando opiniões do público sobre o plano de começar a caçar as grandes baleias-fin, informou a Kyodo News Japan nesta quinta-feira (9).

O plano japonês de incluir a baleia-fin na baleação, no entanto, vem recebendo severas críticas de países que defendem a preservação das baleias e de grupos de conservação ambiental e marinha.

A tradição baleeira do Japão é vista como necessária para preservar sua cultura marítima em áreas regionais. O país afirma estar comprometido com a “cooperação internacional para o gerenciamento adequado dos recursos marinhos vivos”.

Até o momento, o Japão capturou três espécies de baleias: Bryde, Minke e Sei, que são baleias de pequeno a grande porte. Por sua vez, a baleia-fin é o segundo maior animal do mundo, atrás somente da baleia azul. As baleias-fin, que podem atingir incríveis 30 metros, foram muito caçadas no século passado, o que causou uma redução significativa de sua população.

Hayashi, no entanto, afirmou que a agência implementará o projeto de maneira apropriada após coletar comentários públicos até o início do próximo mês.

Em 1º de julho de 2019, o Japão reiniciou a caça comercial de baleias dentro de suas águas territoriais e zona econômica exclusiva, um dia depois de se retirar formalmente da Comissão Baleeira Internacional (IWC, na sigla em inglês). Anteriormente, como membro da IWC, o Japão havia interrompido a caça comercial de baleias em 1988.

No entanto, o país asiático continuou capturando baleias sob o argumento de fazê-lo para fins de pesquisa, uma prática criticada internacionalmente como um encobrimento para a caça comercial de baleias.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Recepcionistas em hotel no Japão | ©Depositphotos

PMI de serviços do Japão atinge maior nível em oito meses

Next Article
Trabalhadores no Japão | Foto: Reprodução/Japan Times

Serviços de demissão por procuração ganham popularidade no Japão

Related Posts