Japão é o sexto país com a marca nacional mais admirada do mundo, de acordo com o Anholt-GfK Nation Brands Index (NBI), um estudo anual que mede a percepção de 50 nações ao redor do globo.
Os países competem pela atenção dos turistas, preferência por seus produtos e serviços, confiança dos investidores e por boas relações diplomáticas o tempo todo.
Por isso, a forma como uma nação é percebida pela opinião pública internacional faz uma diferença tremenda para o sucesso de seus esforços. Quando um país tem uma imagem clara e positiva, o valor da sua marca abre as portas para o mundo.
Este é o caso dos Estados Unidos, que figura soberano no topo da lista do NBI, que classificou as marcas nacionais mais admiradas do planeta com base em mais de 20.000 entrevistas realizadas em 20 países desenvolvidos e em desenvolvimento que desempenham papéis importantes e diversificadas nas relações internacionais.
Os entrevistados avaliaram 23 atributos nacionais que, combinados em 6 diferentes dimensões (Exportações, Governança, Cultura, População, Turismo e Imigração/Investimento), compõem o índice geral do NBI.
Na edição mais recente do ranking, que classificou 50 países, o Brasil avançou uma posição, subindo para a 20ª posição das marcas nacionais mais prestigiadas do mundo.
O Brasil também é o melhor colocado na América Latina, seguido de Argentina (25º), México (31º) e Chile (35).
Já o Japão manteve a mesma posição alcançada no estudo anterior. Ele também é o único país asiático a figurar no top 10.
Veja quais países lideram o ranking com as 10 marcas nacionais mais admiradas no mundo:
1º. Estados Unidos
2º. Alemanha
3º. Reino Unido
4º. França
5º. Canadá
6º. Japão
7º. Itália
8º. Suíça
9º. Austrália
10º. Suécia
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.