Uma caixa com duas mangas da marca “Taiyo no tamago” (Ovo do Sol, em tradução livre) cultivadas na província de Miyazaki, no sudoeste do Japão, foi arrematada nesta quinta-feira (3) pelo recorde de 400 mil ienes (equivalente a R$ 11,6 mil) no primeiro leilão da temporada.
O valor do arremate é o dobro do alcançado na temporada do ano passado, que foi de 200 mil ienes, e bate o recorde de 300 mil ienes alcançado no leilão da temporada de 2015.
A temporada de mangas teve inicio nesta manhã e mais de três dezenas de mercados de várias províncias realizaram leilões da fruta. Contudo, o grande leilão ocorreu no mercado central de Miyazaki, onde as duas mangas, pesando cerca de 500 gramas cada uma, atingiram o valor mais alto de todos os leilões já realizados em qualquer temporada.
Considerada a melhor de sua categoria, a manga Taiyo no tamago é famosa pelo alto teor de açúcar. Durante a temporada, as mangas dessa marca são escolhidas mediante rigorosos critérios de peso, que são sempre superiores a 350 gramas, de acordo com a Federação Econômica e Agrícola de Miyazaki.
Adoração dos japoneses por frutas
Os consumidores japoneses estão habituados a pagar preços elevados por frutas, uma vez que no país uma única uva pode passar de US$ 60 em lojas especializadas.
A compra de frutas de época e de marcas com qualidade rigorosa é considerada uma declaração de status no Japão, principalmente ser forem adquiridas em leilões, onde os altos preços também têm explicações que vão além da apreciação dos japoneses por fruta ou a perfeição e do cultivo diferenciado.
Um desses motivos também envolve a tradição de presentear os mais íntimos com frutas de qualidade, sendo que quantidade e preço são demonstrativos de afeto – quanto mais caro, maior o carinho.
Fontes: Agência Kyodo | Asahi Shimbun.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.