Entenda a relação entre poker, anime e mangá

Os japoneses amam anime e mangá tanto como são fãs de jogos, incluindo o poker, que figura como tema em novas séries de sucesso no Japão.
Jogo de poker | Foto Reprodução do mangá Poker King

O mangá com tema esportivo é geralmente relacionado com o futebol e/ou basquete, dois esportes muito populares no Japão. Entre eles estão Captain Tsubasa, que ganhou uma nova série em 2018, e Slam Dunk, um dos maiores clássicos do anime, ambos são alguns dos maiores expoentes da categoria.

Contudo, o gênero também tem espaço para outras modalidades, e uma das que tem ganhado destaque é o poker. Prova disso é High Card, um novo anime original com base na modalidade e que estreou em 9 de janeiro de 2023.

No entanto, ainda antes de High Card ganhar uma versão anime, não há maior referência no mercado de poker versão anime/manga do que o “Poker King”, o primeiro mangá japonês sobre este esporte de cartas.

Lançado em 1986 e criado por Miyazaki Masaru e Ishigaki Yuuki, o mangá foi um verdadeiro sucesso desde o seu lançamento, levando o poker como um ótimo entretenimento para a vida dos japoneses.

Na carona do Poker King

Nos anos 80, o poker era um esporte que se expandia para além dos Estados Unidos. Na época, entretanto, não havia grande repercussão ou popularidade no Japão. Isso mudou quando os mangakas Masaru e Yuuki conseguiram criar um mangá envolvente com uma narrativa centrada na modalidade.

Poker King conta a história de Nikaido Hiroshi e dos seus dois irmãos, encorajados pelo seu pai a investir seu dinheiro. Além disso, existia um extra: o filho que conseguisse gerir melhor o patrimônio se tornaria o sucessor do pai à frente da família.

Hiroshi decide então apostar no seu caminho como profissional de poker nas mesas em Las Vegas para provar que a modalidade é mais que um esporte de habilidade e estratégia.

No caminho de Hiroshi há vilões e personagens que se tornam um obstáculo. O protagonista tem de aperfeiçoar as suas capacidades, aplicar as melhores estratégias e evoluir constantemente nas mesas para se tornar o rei das cartas durante a sua aventura.

Por outro lado, esta animação japonesa consegue transmitir a tensão e a estratégia dos jogos e, sobretudo, refletir a importância da cidade americana como o epicentro do poker no mundo.

Resumindo, o Poker King é o mangá perfeito para aqueles que querem conhecer um pouco mais do esporte de cartas. A história conta com um enredo comovente que demonstra, através da modalidade, a importância dos valores morais na relação entre as pessoas.

O poker na cultura japonesa

Com efeito, os parágrafos anteriores são a prova de que o poker foi uma modalidade que entrou gradualmente na cultura japonesa.

Apesar do brilhantismo de Poker King, o jogo de poker só começou a ser levado a sério quando o próprio governo japonês compreendeu esse fenômeno. De fato, foram as instituições governamentais que tiraram partido das infraestruturas e recursos para fazer crescer a modalidade em todo o país.

Um grande exemplo disso é o distrito de Akihabara, em Tóquio, famoso pelas suas lojas de mangá e anime, é possível encontrar a Akiba Guild, onde fãs do poker que conhecem os seus conceitos básicos podem desfrutar da fusão deste esporte com a cultura local.

Bairro Akihabara | ©Depositphotos
Bairro Akihabara | ©Depositphotos

Em Akihabara, os jogadores nas mesas de poker costumam estar vestidos com cosplays de anime para cativar os visitantes e tornar o espaço ainda mais atrativo, juntamente com outros elementos da cultura pop japonesa.

Além da Akiba Guild, Tóquio também é a sede dos torneios de poker mais importantes do país, como o Japan Open Poker Tour, um evento ao vivo que se realiza desde 2011.

Por outro lado, os sucessos de profissionais como Naoya Kihara, o primeiro japonês a ganhar uma pulseira da World Series of Poker (WSOP), têm inspirado milhares de fãs a seguir este mesmo caminho.

O fenômeno Kakegurui

Mediante tudo o que foi descrito acima, dá para perceber que o poker é uma tendência no Japão e está presente em diversas áreas da cultura do país.

Para finalizar, além do Poker King, há outra história que ajuda a impulsionar a modalidade: Kakegurui, um dos mais recentes fenômenos do mangá esportivo. Esta série criada por Homura Kawamoto foi originalmente lançada em março de 2014, conquistando milhões de japoneses.

A história tem lugar na academia privada de Hyakkaou, uma escola secundária onde os estudantes são avaliados unicamente com base nas suas capacidades lúdicas. O objetivo do local, onde apenas os jovens mais ricos do país estudam, é produzir futuros líderes e profissionais com base unicamente nas suas habilidades de ganhar em vários jogos, tais como o poker. 

O anime Kakegurui chegou à Netflix em fevereiro de 2018 e conta com duas temporadas. É um trabalho do estúdio japonês MAPPA, que adaptou a obra ao mais ínfimo pormenor.

Efetivamente, títulos como Kakegurui ou Poker King, onde os personagens gostam de jogar cartas, catapultaram o poker no Japão. Uma modalidade que, graças à sua combinação de habilidade e estratégia, tem cativado milhões de japoneses nos últimos anos.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Veja mais dessa categoria
Total
0
Share