As autoridades japonesas estão implementando um novo sistema de reservas online para os visitantes que desejam escalar o Monte Fuji neste verão no Japão, especialmente na trilha mais popular localizada na província de Yamanashi, informou a Kyodo News Japan na segunda-feira (13).
O sistema entrará em vigor a partir das 22h do dia 20 de maio, data local (10h da próxima segunda-feira, 20, no Brasil). Os alpinistas poderão reservar antecipadamente e evitar o congestionamento na recepção. O custo da entrada será de 2.000 ienes (cerca de 13 dólares).
Como a prefeitura aceita um máximo de 4.000 alpinistas por dia, 3.000 vagas estarão disponíveis por meio de reservas online. Os pagamentos podem ser feitos por cartão de crédito ou código QR. À princípio, não haverá reembolso.
O site oficial para reservas é operado pela prefeitura e outras partes interessadas. Os alpinistas podem fazer suas reservas até o dia anterior à escalada, com até 100 pessoas autorizadas a reservar de uma só vez.
Além disso, a prefeitura de Yamanashi instalará um portão na 5ª estação para controlar o acesso após as 16h, com exceção para aqueles que fizeram reservas prévias. A medida visa evitar a escalada noturna e garantir a segurança dos alpinistas.
No início deste ano, o governo da província avisou que começaria a cobrar os alpinistas que sobem a montanha de 3.776 metros pela Trilha Yoshida para aliviar o congestionamento, financiar medidas de segurança e de preservação da montanha.
Já a prefeitura de Shizuoka, que possui três trilhas de subida para o Monte Fuji, informou que não cobrará taxas além das que já estão em vigor.
Em geral, o Monte Fuji é aberto aos alpinistas desde julho até o início de setembro.
O Monte Fuji, com 3.776 metros de altura, é um destino turístico icônico e foi designado como Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO em 2013. Ele fica entre as províncias de Yamanashi e Shizuoka e atrai, anualmente, milhares de visitantes de todo o mundo.
== Mundo-Nipo (MN)
Foto em Destaque: Depositphotos
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.