Variedades

Tirar visto para o Japão ficará mais fácil em 2020

Visto japonês | Foto: Stockvault

O ‘eVisa’ começará a valer no Japão em abril de 2020. A expectativa é que o Brasil entre na lista de países elegíveis para o visto eletrônico.

O governo japonês vai lançar em 2020 o “eVisa”, um sistema de visto eletrônico que facilitará o turismo no país, principalmente durante os Jogos Olímpicos de Tóquio, que acontecerão entre os dias 24 de julho a 9 de agosto de 2020.

Embora o eVisa esteja programado para ter início já em abril de 2020, o governo ainda não publicou a lista de nacionalidades elegíveis para o visto eletrônico. Por enquanto, a novidade está disponível apenas para turistas da China, o primeiro país autorizado a obter o visto online para o Japão.

A medida faz parte de um ambicioso plano do país, que pretende receber 60 milhões de visitantes estrangeiros até 2030. Para isso, o Japão vem ampliando o número de companhias aéreas low cost, fortalecendo o controle de imigração e planejando outros tipos de visto.

Visto japonês para brasileiros

A exigência de visto para o Japão é motivo de reclamação constante de muitos turistas brasileiros. Vale mencionar que população de descendência japonesa no Brasil é estimada em 1,5 milhão de pessoas – a maior comunidade japonesa fora do Japão.

Por outro lado, os turistas japoneses são isentos de visto para o Brasil desde março deste ano.

Até o presente momento, 68 países são isentos de visto para o Japão, entre eles Argentina.

Mesmo que alguns países ganhem isenção temporária e válida apenas para o período das Olimpíadas, a expectativa é que o Brasil seja incluído na lista.

Fontes: Correio do Estado | Agência Reuters.