Golfinhos atacam banhistas em praia no leste do Japão

Um dos banhistas atacados teve quatro costelas quebradas, bem como várias mordidas na mão.
Ataque de golfinho em Fukui | Reprodução / ©Twitter_@Ooo_MEN_
Ataque de golfinho em Fukui | Reprodução / ©Twitter_@Ooo_MEN_

Atualizado em 18/07/2023

Pelo menos três banhistas foram atacados por golfinhos em uma praia na província de Fukui, litoral do Mar do Japão. Os incidentes aconteceram no último domingo (16), e uma das vítimas teve as costelas quebradas. Segundo informou o The Asahi Shimbun, os ataques vêm se tornando comuns na área e autoridades já manifestam preocupação.

Uma testemunha de um dos ataques alertou a polícia por volta das 4h10 de domingo (16h10 de sábado no Brasil) para relatar o ataque que ocorreu na praia de Suishohama, em Mihama, cidade litorânea no sul de Fukui.

Um dos banhistas atacados tem 60 anos e teve três ou quatro costelas quebradas, bem como várias mordidas na mão, conforme informou o Asahi Shimbun.

Vídeos feitos por banhistas mostram o momento em que uma das vítimas é insistentemente perseguida pelo cetáceo e subitamente arrastada para baixo d’água.

O homem, que é residente em Kani, na província de Gifu, estava nadando a cerca de 5 metros da costa quando o golfinho atacou.

Momentos depois, uma outra pessoa em uma boia também foi atacada por um golfinho, que aparentava ser o mesmo do ataque anterior. Vídeos feitos por banhistas, e publicados em redes sociais, mostram a vítima se debatendo para afastar o animal, que insistia com a perseguição, dando bicadas na boia.

Ainda de acordo com o Asahi, na mesma manhã, um homem de 40 anos também foi mordido por um golfinho no braço esquerdo. Ainda não se sabe se o mesmo golfinho está por trás desses últimos incidentes.

RELACIONADO
Japão inicia temporada da controversa pesca de golfinhos em Taiji

A polícia local disse que já recebeu seis relatos de ataques de golfinhos apenas nesta temporada de verão.

Em razão da série de ataques, as autoridades pediram às pessoas que fiquem longe dos golfinhos para sua própria segurança.

“Se você os vir, não entre na água”, disse um funcionário.

Ataques frequentes em Fukui

Uma série de ataques de golfinhos envolvendo banhistas também ocorreu no ano passado em três praias da cidade de Fukui. A maior parte deles aconteceu há uma distância de menos de 10 metros da praia. A proximidade não é normal e pode significar que esses animais se acostumaram com a presença de humanos.

Segundo pesquisadores do Aquário de Fukui, “existem certas partes do corpo em que os golfinhos não gostam de ser tocados, como a ponta do nariz e a barbatana dorsal”, de acordo com a agencia France-Presse (AFP).

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Veja mais dessa categoria
Total
0
Share