Japão inicia temporada da controversa pesca de golfinhos

A temporada começou ontem na cidade de Taiji, onde 20 golfinhos foram abatidos apenas no primeiro dia.
Barcos de pescas conduziram golfinhos para Taiji na abertura da temporada 2016 Foto Kyodo 900x600 min
Cerca de dez barcos participaram do primeiro dia da temporada de pesca de golfinhos em Taiji (Foto: kyodo)

Os pescadores da cidade de Taiji, no oeste do Japão, iniciaram a temporada 2016 de caça de golfinhos, uma controversa prática que todo ano recebe críticas de ONG ambientais e de outras vozes da comunidade internacional.

A “caça” aos golfinhos no Japão passou a atrair atenção mundial depois que foi destaque em 2009 com o documentário vencedor do Oscar “The Cove”.

Segundo o jornal local ‘Kii Mimpo’, a temporada nesta pequena cidade costeira, localizada na província de Wakayama, teve início na sexta-feira (9). Os pescadores locais informaram que “pegaram” 20 golfinhos no primeiro dia de abertura da temporada.

“Nós finalmente conseguimos capturá-los. Estou aliviado”, disse Yoshifumi Kai, um funcionário da Associação de Pesca de Taiji, ao ‘Kii Mimpo’.

Taiji é considerada o berço da pesca de cetáceos no Japão, e há décadas pratica a caça de golfinhos entre setembro e março (duração de seis meses), alegando que a “prática é cultural”.

A cada ano, a campanha de pesca é supervisionada pela polícia litorânea local para evitar conflitos entre os pescadores e os ativistas da Sea Shepherd e outras organizações que tentam frear esta prática.

Apesar dos protestos internacionais e do acompanhamento sistemático de ONG’s durante a temporada, “não houve confrontos entre ativistas e pescadores na sexta-feira”, afirma o jornal local.

O grupo de direitos dos animais Dolphin Project, liderado pelo ativista norte-americano Ric O’Barry, tuitou neste sábado (10) que “12 a 15 golfinhos-de-risso (5ª maior espécie de delfinídeo conhecida) foram abatidos na enseada”, número que contrasta com a informação prestada ao ‘Kii Mimpo’ pela associação local, de 20 golfinhos abatidos.

Os golfinhos e pequenos cetáceos em Taiji são pescados por meio de um método tradicional pelo qual várias embarcações criam um muro de som que empurra os espécimes à baía na qual são atingidos por arpões.

Esta prática ganhou notoriedade em nível internacional ao ser retratada no filme americano “The Cove”, ganhador em 2009 do Oscar de melhor documentário. Desde então se intensificaram as críticas por sua crueldade.

As autoridades locais e o próprio governo do Japão reagem às críticas da comunidade internacional defendendo a caça de golfinhos por seu valor tradicional e como parte da cultura gastronômica japonesa.

Anualmente, cerca de mil golfinhos são capturados em Taiji. A maioria destes cetáceos são mortos por arpões e destinados ao consumo humano, principalmente no mercado japonês, enquanto uma pequena parte é capturada viva e vendida a zoológicos e aquários de todo o mundo.

Total
0
Shares
Previous Article
Junko Hirose conquista bronze no judo da Paralimpiadas Rio 2016 Foto Kyodo

Japão ganha 1ª medalha em sua história do judô feminino em paralimpíadas

Next Article
Cena do curta metragem American Hikikomori Foto Divulgacao

Japão tem 541 mil jovens que preferem viver isolados da sociedade

Related Posts