Agricultor no Japão alavanca vendas de tomate após lançar marketing viral

O sucesso de Soga consiste nos nomes incomuns que dá aos seus tomates, com o famoso “Dark Side Tomatoes”.
Tomates Dark Side Tomatoes | Foto cortesia de Soga Farm / Kyodo
Tomates Dark Side Tomatoes | Foto cortesia de Soga Farm / Kyodo

Um agricultor de tomate em Niigata, no centro-oeste do Japão, causou um rebuliço nas mídias sociais por meio de uma curiosa estratégia de marketing viral, a qual resultou em uma enxurrada de pedidos oriundos de todo o Japão, apesar do próprio agricultor não gostar tanto do famoso fruto.

O segredo do sucesso da fazenda Soga Farm consiste não apenas na doçura de seus tomates, mas também nos nomes incomuns que a empresa usa para marcar diferentes variedades de tomates, com seus famosos “Dark Side Tomatoes” gerando para a fazenda um grande número de seguidores online.

Shinichi Soga, 45 anos, é agricultor de terceira geração e presidente da empresa. Ele criou nomes exclusivos para os vários tipos de tomates que a empresa vende, os quais rapidamente se tornaram virais no Twitter e alavancaram significativamente sua receita de vendas nos últimos anos.

Depois de se formar na Universidade de Agricultura de Tóquio, Soga trabalhou como voluntário de cooperação internacional no Japão, fornecendo orientação técnica sobre o cultivo de safras em países africanos como a Costa do Marfim e o Senegal.

Apesar do sucesso, Soga admite que, inicialmente, a agricultura era apenas um meio de sustentar suas viagens ao exterior. “Nunca planejei cultivar no Japão. Sempre pensei que tomates eram ruins”, confessou.

No entanto, aos 27 anos, Soga decidiu reconstruir o negócio agrícola de sua família depois que passou a ter dificuldades financeiras. Ele começou cultivando chicória, alcachofra e outros vegetais ocidentais que trouxe da França, mas as vendas não alavancaram, até ele voltar suas atenções para o vegetal (fruta) que mais desprezava, ou seja, tomate.

Soga encomendou vários novos tipos de mudas e utilizou técnicas agrícolas que lhe foram transmitidas por sua família. Após cerca de cinco anos selecionando as melhores variedades de tomate e refinando-as por meio do feedback dos clientes, ele conseguiu aperfeiçoar um tomate firme e com sabor extremamente doce, que ele pensou que poderia ser um sucesso.

Shinichi Soga na estufa onde cultiva tomates em Niigata | Foto cortesia da Fazenda Soga / Kyodo
Shinichi Soga na estufa onde cultiva tomates em Niigata | Foto cortesia da Fazenda Soga / Kyodo

Cheios de sabor umami, os tomates foram um sucesso depois de serem comercializados como “Gold Stripe Tomatoes”, com o nome vindo das listras radiais douradas na parte inferior da fruta, mas as vendas despencaram na primavera de 2020 em razão da pandemia de Covid-19.

Como seus tomates são cultivados em sua fazenda durante o inverno, em uma região que costumava ser conhecida como província de Echigo e agora localizada na província de Niigata, Soga os chamou de “Tomates Etto”, que significa “tomates de inverno”. Mas, apesar de seus árduos esforços, os pedidos continuavam lentos, mesmo criando um website de vendas online para seus preciosos tomates.

Foi nessa época que Soga notou que alguns tomates de suas plantações estavam ficando pretos, com os frutos desenvolvendo o que é comumente referido na indústria como “podridão apical”, que consiste em manchas marrons ou pretas na base do fruto.

O fenômeno pode ocorrer quando os agricultores reduzem a quantidade de água que dão aos tomates à medida que crescem, a fim de aumentar o teor de açúcar, fazendo com que a fruta perca sua capacidade de absorver cálcio. Naturalmente, muitos clientes não os comprariam por causa de sua aparência e o nome feio, já que se refere à “podridão”.

Mas Soga decidiu contrariar a tendência e, em vez de recomeçar a plantação, ele pensou em uma estratégia genial de remarketing, renomeando seus tomates como “Dark Side Tomatoes”, referindo-se a Darth Vader, o antagonista central da franquia “Star Wars” que se junta ao “lado negro da Força” nos famosos filmes de ficção científica.

Soga postou fotos das frutas renomeadas no Twitter, onde recebeu mais de 200.000 “curtidas” e uma enxurrada de perguntas em poucas horas.

Apesar de sua “aparência indecorosa”, os tomates são conhecidos por serem excepcionalmente doces. “As partes pretas da fruta também podem ser raspadas e comidas”, diz Soga.

Em seu site, a Soga Farm não recomenda que os jardineiros cultivem seus próprios tomates Dark Side, pois isso requer conhecimento técnico adequado e bom senso, mantendo um padrão de qualidade razoável.

Impulsionados pelo sucesso, os tomates Etto da empresa também começaram a esgotar. Em maio, a empresa começou a comercializar sua principal variedade de tomate, chamada “Fruit Tomatoes”, usando a pronúncia nativa do inglês em vez de uma frase emprestada do japonês.

Soga decidiu mudar o nome por causa de uma lembrança agridoce da escola secundária, quando seus colegas costumavam rir dele por pronunciar “tomato” como se diz no inglês americano.

Quando escreveu sobre sua experiência no Twitter, Soga chamou a atenção e viralizou automaticamente, e suas vendas de “Fruit Tomato” quase dobraram.

Mas que tipo de história de tomate Soga inventará a seguir? Ele passa os dias pensando nisso e rindo.

“Para mim, a agricultura é entretenimento. Quero continuar entretendo meus clientes”, disse ele em entrevista concedida à Kyodo.

== Kyodo / Mundo-Nipo (MN)
Por Moka Tabata / Traduzido e adaptado por Maria Rosa

Total
0
Shares
Previous Article
Jogos de NES e Nintendo retrô | ©Jennifer Locke / iMore

Jogos de NES que fizeram sucesso no Japão e são desconhecidos no Brasil

Next Article
Supermercado em Tóquio | ©Kyodo

Japão eleva fortemente a previsão de inflação para o ano fiscal de 2023

Related Posts