A decisão de isentar brasileiros da exigência de visto para visitar o Japão revelou-se um marco nas relações bilaterais entre os dois países. Em apenas um ano, o número de brasileiros viajando para o arquipélago japonês aumentou em expressivos 60%, segundo dados divulgados pelo embaixador do Japão no Brasil, Teiji Hayashi.
“Começamos a liberar os visitantes brasileiros no Japão da exigência do visto no fim de setembro do ano passado. Temos um resultado muito significativo: em comparação aos meses de 2019, antes da pandemia da Covid-19, vemos um aumento de 60% de visitantes brasileiros no Japão como turistas ou estudantes. Então, é muito encorajador para aumentar o intercâmbio de pessoas entre os dois países, disse o diplomata japonês em entrevista concedida ao Canal de Notícias CNN divulgada no último sábado (21).
Relações bilaterais fortalecidas
A crescente aproximação entre Brasil e Japão transcende o turismo. As celebrações dos 130 anos de relações diplomáticas, em 2025, evidenciam o fortalecimento dos laços entre as duas nações. Para marcar a data, o governo japonês planeja uma série de eventos culturais e turísticos, incluindo o convite ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva para visitar o país.
Oportunidades de negócios e cooperação
Além do turismo, a parceria entre Brasil e Japão se estende a diversos outros setores. A abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira, anunciada em maio de 2023, representa um avanço significativo nas relações comerciais entre os dois países. As negociações para a implementação desse acordo estão em andamento e a expectativa é que tragam benefícios para ambos os lados.
A questão ambiental também é um ponto em comum entre as duas nações. Na entrevista à CNN, o embaixador Hayashi destacou o potencial do Brasil na produção de energias renováveis e a possibilidade de parceria com empresas japonesas que possuem tecnologia de ponta nesse setor.
Estabilidade política e perspectivas futuras
A recente mudança de governo no Japão não alterou o compromisso do país em fortalecer a parceria com o Brasil. As negociações sobre a abertura do mercado japonês à carne bovina brasileira devem continuar avançando, independentemente do novo primeiro-ministro.
Mediante isso, a isenção de visto se mostrou um catalisador para o crescimento do turismo entre Brasil e Japão, fortalecendo os laços entre os dois países e abrindo portas para novas oportunidades de cooperação em diversas áreas.
== Mundo-Nipo (MN)