Okinawa ocupa topo da lista de melhores destinos gastronômicos do mundo

A lista, que traz cidades localizadas na Ásia, Oceania, Europa e América do Norte, tem ainda Tóquio ocupando o 3º lugar.
Gastronomia de Okinawa Foto Dimshum otimizada

Atualizado em 26/09/2022

Anualmente, o portal Yahoo! seleciona 10 cidades ao redor do mundo onde a culinária é especialmente saborosa. A lista deste ano, no entanto, não mudou em praticamente nada em relação aos destinos gastronômicos selecionados no ano passado.

Compilada por especialistas da gastronomia internacional, a lista traz cidades localizadas na Ásia, Oceania, Europa e América do Norte, portanto, não importa o local, pois cada destino gastronômico tem seu próprio sabor. “Uma das melhores coisas quando se viaja é experimentar a gastronomia local”, afirmam os críticos gastronômicos do Yahoo!.

Embora a lista não tenha uma hierarquia entres os 10 destinos selecionados, especialistas em culinária consultados pelo Mundo-Nipo, como Fernanda Rangel, que já atuou como chef no tradicionalíssimo, mas atualmente extinto, restaurante Tanaka Lagoa (RJ), afirmam que “Okinawa é, sem dúvida, o melhor destino gastronômico dessa lista”.

Mediante a isso, o Mundo-Nipo ranqueou a lista do Yahoo!, dando posições às cidades selecionadas. Também foi adicionado avaliações sobre a gastronomia de algumas das cidades da lista (Okinawa, Paris, Tóquio e Barcelona).

Veja os 10 melhores destinos gastronômicos do mundo

1º Okinawa (Japão)
Um lugar como nenhum outro e experimentar a gastronomia de Okinawa é uma experiência única! A comida na ilha paradisíaca é autêntica e honesta. Uma das expressões comuns nos folhetos aos estrangeiros para explicar um pouco dos hábitos e costumes em Okinawa é “Kame” (lê-se Kamê), que quer dizer “Coma! Coma!

O interessante é que a comida em Okinawa difere da tradicional culinária japonesa. Mas há duas razões principais que explicam isso:
1º Desde os tempos em que havia reinos independentes no arquipélago “Ryu Kyu (conhecido hoje como arquipélago japonês), Okinawa teve existência autônoma.
2º Depois do término da Segunda Guerra Mundial, a ilha ficou sob o controle dos Estados Unidos, isso fez com que a cultura local (idioma e culinária) recebesse influência norte-americana.

Uma das marcas registradas da gastronomia em Okinawa é a carne de porco, essencial no soba soki (sopa de macarrão com carne e vegetais). Teste seu paladar em pratos feitos à base de intestinos e orelha de porco no vapor.

Iguarias feitas com algas frescas, peixes e frutos do mar também estão no roteiro gastronômico local. Mas o que mais se destaca na cozinha da ilha são os pratos feitos com muitos vegetais. O mais típico, no entanto, é o goyá, que apesar de enrugado e amargo é especialmente saboroso.

Há ainda o tradicionalíssimo Fuchiba jushi de Okinawa, um risoto feito com bacon e Artemísia, além de pratos preparados com carne de cabrito, como o “Hijaa ni shiru” (sopa de cabrito). Para acompanhar, experimente o Awamori, saquê local feito de arroz de grão longo.

2º Paris (França)
A Cidade Luz é a meca da gastronomia. De escargot e foie gras ao clássico confit de pato ao coq-au-vin. As sobremesas são bastante variadas: soufflés, macaroons, crème brûlée e muito mais. O destaque, no entanto, fica por conta de um variado número de petiscos típicos da culinária parisiense que podem ser saboreados nos vários bistrôs localizados na famosa Avenue des Champs-Élysées, tudo isso acompanhado, claro, de legítimas “Champagnes”.

3º Tóquio, Japão
Coroada como a cidade com o maior número de restaurantes com estrelas do guia Michelin, você vai ser mimado por ter escolhido Tóquio, que também detém o posto de Capital Gastronômica Mundial pelo 8º ano consecutivo. Na capital japonesa, é possível desfrutar a gastronomia de praticamente todas as regiões do país. Desde sushis feitos com atum, geralmente comprados por verdadeiras fortunas em leilões – até os populares okonomiyaki, deliciosamente preparados tanto à moda de Osaka como de Hiroshima. Mas, para aqueles que gostam de viver no limite, vale a pena experimentar o fugu (baiacu) no famosíssimo restaurante Usukifugu Yamadaya, em Minato. Embora o fugu seja um dos peixes mais mortais do mundo, seu sabor é único e extremamente delicioso.

4º Barcelona, ​​Espanha
A culinária em Barcelona é de origem mediterrânea e partilha ingredientes mais diferenciados de outras cozinhas da Espanha, como os vegetais ricos em fécula (feijão, grão-de-bico, batata, lentilha, ervilha e outros), legumes frescos, frutas, azeite de oliva e peixes do Mediterrâneo. Portanto, vale à pena experimentar tudo na cidade catalã. Embora as tapas dominem a cena gastronômica, deve-se dar atenção especial às entradas, como bolinhos de bacalhau, Caracoles e butifarra ( similar a uma salsicha). Entre os pratos principais, experimente a esqueixada de bacalhau dessalgado e desfiados, o espinafre a la catalana (salteado com uva-passa e pinhão) e a escudella de galets i carn d’olla (tipo de cozido, que pode levar carne bovina e de frango).

5º Nova Iorque (Estados Unidos)
Nenhuma lista gastronômica estaria completa sem a presença da “cidade que nunca dorme”. É de conhecimento geral entre os viajantes que pode-se comer bem em Nova Iorque em qualquer hora do dia, até mesmo de madrugada, já que o gourmet é o caminho certeiro a percorrer na “Big Apple”. De restaurante com estrela Michelin, a uma delicatessen incrível no centro ou um carrinho de comida no Central Park, tudo é uma experiência culinária única.

6º Roma (Itália)
Pizza, macarrão, risoto, pão, vinho… Se você está à procura de massas e vinho, Roma é o lugar certo.

7º Cingapura (Cingapura)
Uma explosão de sabores te espera em Cingapura. A cena gastronômica local está verdadeiramente viva, com chefs encontrando inspiração em ingredientes de todo o mundo, como trufas, sal marinho, massas, azeitonas e até mesmo Caviar, além de temperos exóticos, sustendo por uma vasta especia local.

8º Moscou (Rússia)
A capital russa rapidamente se estabeleceu como um destino gourmet. O que tem atualmente no menu? Cantinas de estilo soviético nostálgico servindo pratos clássicos e deliciosos.

9º Sydney (Austrália)
“The Harbour City” é um dos melhores lugares do mundo para comer frutos do mar. Peter Doyle @theQuay é uma obrigação, mas isso depende se você conseguir uma mesa!

10º São Francisco, Califórnia (EUA)
Não deixe de experimentar a culinária californiana. O voto dos especialistas do Yahoo vai para uma porção de ostras de Tomales Bay do Hog Island Oyster Bar. As palavras suculento e delicioso mal conseguem fazer jus ao sabor desse prato.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
1
Shares
Previous Article
Pokemon EXPO Gym Foto Divulgacao 02

Japão ganha o primeiro ginásio Pokémon do ‘mundo real’

Next Article

Dólar recua e fecha abaixo de R$ 3,90, mas encerra semana em alta

Related Posts