Variedades

Festa Japão na Praça acontece neste fim de semana em Piracicaba

Festa Japão na Praça | Foto: Arquivo / Del Rodrigues

Com entrada gratuita, evento conta com apresentações de taiko, danças típicas, shows musicais, gastronomia, entre outras atrações da cultura japonesa.

Neste final de semana, sábado (29) e domingo (30), acontece a 7ª edição da Festa Japão na Praça em Piracicaba (SP). Além das atividades culturais que comemoram a cultura japonesa, o evento conta com uma mostra fotográfica exposta durante o evento. A entrada é gratuita.

A festa ocorre até 22h de sábado e das 10h às 18h no domingo. O público pode acompanhar apresentações de esportes tipicamente japoneses, de taiko (tambor japonês), danças típicas, shows musicais, entre outros eventos. Há comercialização de produtos e de alimentos da culinária japonesa.

O evento recebe também o projeto “Cultura Nipo Brasileira”, mostra fotográfica que reúne registros de eventos culturais da imigração japonesa em Piracicaba, realizados entre 2017 e 2019 pelo fotógrafo Marcelo Fuzeti Elias.

As fotos expostas foram feitas para a edição do livro 100 Anos da Imigração Japonesa em Piracicaba e mostram detalhes de apresentações artísticas musicais com tambor tradicional japonês, danças folclóricas, artes marciais e também o jardim com inspiração japonesa situado na Estação da Paulista.

A proposta do projeto é apresentar as interações dos imigrantes e sua cultura com o cotidiano de Piracicaba, as similaridades e diferenças no convívio diário. Para o fotógrafo, as palavras que resumem essa convivência são “aprendizado e respeito”, e por intermédio da mostra, Elias busca agradecer a comunidade japonesa da cidade, que acolheu seu trabalho de forma sincera e carinhosa.

O projeto “Cultura Nipo Brasileira” é realizado por meio da Lei de Incentivo à Cultura e conta com apoio do Clube Cultural Recreativo Nipo Brasileiro de Piracicaba e patrocínio da OJI Papéis Especiais.

Serviço

7ª Festa Japão na Praça
Local: Praça José Bonifácio, no Centro de Piracicaba – SP
Datas e horários: sábado (29), 12h às 22h; domingo (30), 10h às 18h
Entrada gratuita

Fonte: Jornal de Piracicaba