Hayao Miyazaki, criador de “A Viagem de Chihiro”, anuncia sua aposentadoria

O diretor é o criador de “A Viagem de Chihiro”, “Meu Vizinho Totoro”, ” O Castelo Animado” e “Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar”.

Do Mundo-Nipo

O diretor de animação japonês  Hayao Miyazaki anunciou neste domingo no Festival de Cinema Internacional de Veneza que vai se aposentar, segundo informou a rede NHK.

 

Hayao Miyazaki anuncia que vai se aposentar (Foto: Wikimedia Commons)
Hayao Miyazaki anuncia que vai se aposentar (Foto: Wikimedia Commons)

 

O último trabalho de Miyazaki “Kaze Tachinu” (O vento está aumentando) está competindo pelo prêmio máximo do festival, O Leão de Ouro.

O diretor de 72 anos é o criador de uma série de filmes de sucesso, como “A Viagem de Chihiro” – que estabeleceu um recorde nas bilheterias de todos os tempos no Japão e ganhou um prêmio de melhor filme de animação da Academia dos Estados Unidos -, “Meu Vizinho Totoro”, ” O Castelo Animado” e “Ponyo – Uma Amizade que Veio do Mar”.

 

"A Viagem de Chihiro" - que estabeleceu um recorde nas bilheterias de todos os tempos no Japão e ganhou o Oscar de melhor filme de animação (Imagem: divulgação)
“A Viagem de Chihiro” estabeleceu um recorde nas bilheterias de todos os tempos no Japão e ganhou o Oscar de melhor filme de animação (Imagem: divulgação)

 

“Kaze Tachinu” conta a historia da vida do jovem engenheiro aeronáutico Jiro Horikoshi, inventor do modelo de avião ‘Zero-sen’, utilizado pelo exercito japonês entre 1940 e 1945.

O filme concorrendo ao Leão de Ouro é o primeiro trabalho de Miyazaki em 5 anos e o 11º longa metragem de sua carreira.

 

Para saber mais sobre Cultura, clique em mundo-nipo.com/variedades/cultura. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Chinesa esquarteja e cozinha o corpo do marido após torturá-lo por três dias

Next Article

Fezes de pássaros desativam semáforos e prejudicam trânsito em Nagano

Related Posts