Do Mundo-Nipo
A obra-prima perdida “Neve em Fukagawa”, do artista japonês Kitagawa Utamaro, reapareceu depois de mais de 60 anos, representando um grande acontecimento na história da arte japonesa, informou a emissora pública ‘NHK’.
Datada do início do século XIX, a célebre gravura em rolo de papel suspenso mede 2 metros de altura por 3,5 de largura, e retrata 27 gueixas em vívidas cores num restaurante japonês como pano de fundo.
A obra “Neve em Fukagawa” é considerada um dos mais importantes trabalhos de Utamaro, que ficou famoso por retratar belas mulheres em suas produções de xilogravuras conhecidas por “ukiyoe”.
A última vez que se teve noticia da gravura foi em 1948, quando ela esteve em uma exposição em Tóquio. A recente descoberta só foi possível graças à emissora NHK, que encontrou “Neve em Fukagawa” sob a posse de um negociante de arte japonesa, o qual a manteve em seu poder durante dois anos.
Shugo Asano, diretor do Museu Yamato Bunkakan, na província de Nara, foi quem confirmou a peça como um trabalho genuíno de Utamaro.
“Neve em Fukagawa representa o pico artístico de Utamaro”, disse Asano, acrescentando que a obra é de “incomensurável importância para a história das gravuras” e sua redescoberta “é um marco para a história da arte japonesa”.
“Neve em Fukagawa” estará em exposição no Museu de Arte de Okada, em Hakone, ao sul de Tóquio, a partir do dia 4 de abril até o final de junho.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.