Obra de arte perdida de Utamaro reaparece no Japão após mais de 60 anos

Datada do século XIX, a redescoberta da obra-prima “Neve em Fukagawa” é um marco para a história da arte japonesa.

Do Mundo-Nipo

A obra-prima perdida “Neve em Fukagawa”, do artista japonês Kitagawa Utamaro, reapareceu depois de mais de 60 anos, representando um grande acontecimento na história da arte japonesa, informou a emissora pública ‘NHK’.

 

Obra-prima perdida “Neve em Fukagawa”, do artista japonês Kitagawa Utamaro (Imagem: Reprodução/NHK/Edição Mundo-Nipo)
“Neve em Fukagawa”, do artista japonês Kitagawa Utamaro (Imagem: Reprodução/NHK/Edição Mundo-Nipo)

 

Datada do início do século XIX, a célebre gravura em rolo de papel suspenso mede 2 metros de altura por 3,5 de largura, e retrata 27 gueixas em vívidas cores num restaurante japonês como pano de fundo.

A obra “Neve em Fukagawa” é considerada um dos mais importantes trabalhos de Utamaro, que ficou famoso por retratar belas mulheres em suas produções de xilogravuras conhecidas por “ukiyoe”.

 

Detalhe da gravura “Neve em Fukagawa”, do artista japonês Kitagawa Utamaro (Imagem: Reprodução/NHK/Edição Mundo-Nipo)
Detalhe da gravura “Neve em Fukagawa”, do artista japonês Kitagawa Utamaro (Imagem: Reprodução/NHK/Edição Mundo-Nipo)

 

A última vez que se teve noticia da gravura foi em 1948, quando ela esteve em uma exposição em Tóquio. A recente descoberta só foi possível graças à emissora NHK, que encontrou “Neve em Fukagawa” sob a posse de um negociante de arte japonesa, o qual a manteve em seu poder durante dois anos.

Shugo Asano, diretor do Museu Yamato Bunkakan, na província de Nara, foi quem confirmou a peça como um trabalho genuíno de Utamaro.

“Neve em Fukagawa representa o pico artístico de Utamaro”, disse Asano, acrescentando que a obra é de “incomensurável importância para a história das gravuras” e sua redescoberta “é um marco para a história da arte japonesa”.

“Neve em Fukagawa” estará em exposição no Museu de Arte de Okada, em Hakone, ao sul de Tóquio, a partir do dia 4 de abril até o final de junho.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Mais de mil crimes sexuais impulsionam Okinawa contra permanência de base dos EUA

Next Article

Sony divulga data de lançamento de "Watch Dogs"

Related Posts