Do Mundo-Nipo
A Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura, Unesco, vai celebrar o Dia Internacional do Jazz em 30 de abril com eventos marcados pelo mundo todo.
A diretora-geral da Unesco, Irina Bokova e o embaixador da Boa Vontade da agência da ONU, Herbie Hancock, vão participar da festa em Osaka, no oeste do Japão, escolhida como a cidade anfitriã em 2014.
Diálogo Intercultural
O Dia Internacional do Jazz é comemorado todos os anos em parceria com o instituto Thelonious Monk. O objetivo é encorajar o diálogo intercultural através do gênero musical e busca unir as pessoas por todo o globo.
Irina Bokova afirmou que o “jazz incorpora o espírito da Unesco”. Segundo ela, “a música une as pessoas e constrói a paz, a tolerância e o entendimento”.
Além disso, Bokova afirmou que o jazz serve de trilha sonora para uma mudança social positiva, que vai desde o combate ao racismo até a luta pela democracia.
Instrumento Diplomático
O embaixador da Boa Vontade, Herbie Hancock, disse que “a música sempre serviu como uma ponte entre as diferentes culturas”.
Segundo ele, nenhuma forma de arte musical é mais eficaz como um instrumento diplomático do que o jazz.
Vão participar também dos eventos em Osaka, Wayne Shorter, Earl Klug e Roberta Gambarini entre outros grandes artistas internacionais.
O show será transmitido ao vivo pela internet, nos websites da Unesco, do Departamento de Estado americano e do Instituto Thelonious Monk.
*Matéria de Edgard Júnior, da Rádio ONU em Nova York.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.