Exposição fotográfica retrata história de portadores do Mal de Minamata

As 60 fotos foram escolhidas a partir dos registros de Kuwabara, de 77 anos, feitos de 1960 até 2013.

Do Mundo-Nipo

(Foto: Kyodo)
(Foto: Kyodo)

Cerca de 50 fotos retratando a história de portadores do Mal de Minamata estão em exibição em uma galeria no centro de Tóquio.

O fotógrafo freelancer Shisei Kuwabara registrou cerca de 30 mil fotos de vítimas da doença desde sua primeira visita a Minamata, província de Kumamoto, em 1960.

As 60 fotos foram escolhidas a partir dos registros de Kuwabara, de 77 anos, feitos de 1960 até 2013.

 

Mal de Minamata:

O Mal de Minamata começou a surgir em 1956, após o início de despejo dos resíduos líquidos de uma fábrica de Agrotóxico na Baía de Minamata em 1946.

As primeiras mudanças após o despejo era a mudança de ecossistema da Baía de Minamata. Houve relato de que os pescadores não conseguiam pescar mais os peixes, camarão, polvo que eram normalmente pescados naquela região.

Em 1953, começaram a aparecer os peixes boiando na Baía e ao mesmo tempo começaram a surgir os estranhos sintomas dos gatos da região, chamados como “gatos dançantes”.

Tendo como o ano oficial do surgimento do Mal de Minamata, em 1956, desde então, segundo o governo japonês, houve 2.271 pessoas registradas como portadoras da doença de Minamata e até o final de Março de 2011 foram confirmadas 1.739 pessoas falecidas.

O nível de contaminação de mercúrio pelos pacientes do Mal de Minamata chegava a atingir o nível de 338 ppm e na década de 50 chegou a atingir 705 ppm. Sendo que as pessoas comuns haviam acumulado o considerado como normal que era na faixa dos 2,47 ppm ( Homem) e 1,65 ppm ( Mulher). Apesar de que mesmo em alta concentração de mercúrio, dependendo do estado químico do mercúrio estar na forma orgânica ou inorgânica, pode acarretar no surgimento dos sintomas do Mal de Minamata ou não. Na verdade, não se sabe ao certo quais são os fatores que fazem surgir os sintomas do Mal de Minamata. Há discussões de que, apesar da alta concentração de mercúrio no corpo, precisa se de tempo para que comece a surgir sintomas. Mesmo após 56 anos de surgimento, não se sabe ao certo qual o funcionamento do surgimento de sintomas no corpo humano.

A partir de 1970, a repercussão gerada por esses acontecimentos incentivou a criação das medidas preventivas e corretivas de combate à poluição ambiental, descrito abaixo.

• Regulação de efluentes por parte da Lei de Prevenção de contaminação da qualidade da água (1970)
• Orientação de conversão do processo de manufatura (fabricação com uso de nitrogênio foi interrompida em 1968)
• Dragagem de água e aterro nas áreas contaminadas (1974 -1990)
• Instalação de separação de rede nas áreas contaminadas (1974 – 1997)
• Compensação de pesca e orientação de regulação de peixes e moluscos comestíveis da área poluída

Além do ocorrido no Japão, surgiram os mesmos problemas também em outros lugares do mundo, tais como na, China, Canadá, Indonésia, Filipinas e no próprio Brasil, principalmente devido à utilização de mercúrio em atividades de extração de ouro.

Anos depois, o Japão conseguiu enfrentar esse problema, resultando em tecnologias de descontaminação e controle do uso do mercúrio, além da medição de mercúrio de uma forma barata, rápida e confiável, conhecido como método Akagi.

 

As informações sobre “Mal de Minamata” são da Agência de Cooperação Internacional do Japão(JICA, na silga em inglês).

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Governo japonês ordena 18 financeiras a informar sobre empréstimos obscuros

Next Article

Principais empresas comerciais do Japão se beneficiam com desvalorização do iene

Related Posts