Do Mundo-Nipo
Os amantes dos tradicionais bonecos daruma poderão agora comprá-los nas cinco cores dos anéis olímpicos.
Uma fabricante japonesa, com sede em Takasaki, na província de Gunma, está produzindo os famosos bonecos nessas cores para dar sorte e também comemorar a candidatura bem sucedida de Tóquio para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2020.
A empresa está produzindo os famosos bonecos em cores não convencionais para os últimos 15 anos e, segundo a NHK News, seis artesãos estavam extremamente ocupados nesta quinta-feira (12) com a confecção, que é artesanal, dos famosos bonecos da sorte que agora irão exibir as cores das olimpíadas.
O CEO da empresa, Sumikazu Nakata, disse que o produto pode ajudar a melhorar as expectativas para as Olimpíadas, além de dar uma sorte “extra” aos atletas japoneses durante a maior competição esportiva do mundo.
Sobre Daruma:
Daruma (em japonês だるま) é uma espécie de boneco que representa Bodhidharma, um monge indiano que fundou o Zen Budismo na China.
Contam que Bodhidharma atingiu a “iluminação” após meditar durante nove anos seguidos. Dizem que ele permaneceu sem mover ou fechar os olhos. Durante o processo, o monge removeu suas pálpebras de modo que ele não dormisse durante a meditação, e seus membros atrofiaram pelo desuso nos nove anos de meditação. O nome Daruma vem pronúncia de Dharma.
Tradicionalmente, o boneco de daruma era feito de madeira oca, mas atualmente também são usados outros tipos de materiais em sua confecção. O boneco é representado como uma figura arredondada, vermelha, sem braços, sem pernas e seus olhos não possuem pupilas.
A cor vermelha representa o manto de um sacerdote de alto nível e, segundo a crença, essa cor afasta o “mau olhado” e doenças. Apesar de ser considerado um “Omocha”, que significa brinquedo, Daruma é rico em simbolismo e é considerado um talismã de boa sorte e símbolo de perseverança para os japoneses.
Segundo a tradição, deve-se pintar um olho e fazer um pedido, e só quando o desejo for realizado, que o outro olho é pintado.
Após o pedido atendido e o olho pintado, a tradição manda queimar o Daruma em um ritual que acontece todos os anos no Japão, onde uma grande fogueira é acesa com centenas desses tradicionais bonecos.
O ritual prossegue com outro boneco, que é comprado, de preferência, no começo do ano, para começar um novo ciclo de sorte e prosperidade.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.