Fabricante do Japão está produzindo “bonecos daruma” nas cores olímpicas

Os amantes dos tradicionais “bonecos daruma” poderão agora comprá-los nas cinco cores dos anéis olímpicos.

Do Mundo-Nipo

Os amantes dos tradicionais bonecos daruma poderão agora comprá-los nas cinco cores dos anéis olímpicos.

Uma fabricante japonesa, com sede em Takasaki, na província de Gunma, está produzindo os famosos bonecos nessas cores para dar sorte e também comemorar a candidatura bem sucedida de Tóquio para sediar os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2020.

 

Confecção de boneco daruma (Aflo Imagem)
Takasaki é a cidade onde é produzida a maioria dos bonecos daruma no Japão (Aflo Imagem)

 

A empresa está produzindo os famosos bonecos em cores não convencionais para os últimos 15 anos e, segundo a NHK News, seis artesãos estavam extremamente ocupados nesta quinta-feira (12) com a confecção, que é artesanal, dos famosos bonecos da sorte que agora irão exibir as cores das olimpíadas.

O CEO da empresa, Sumikazu Nakata, disse que o produto pode ajudar a melhorar as expectativas para as Olimpíadas, além de dar uma sorte “extra” aos atletas japoneses durante a maior competição esportiva do mundo.

 

Sobre Daruma:

Daruma (em japonês だるま) é uma espécie de boneco que representa Bodhidharma, um monge indiano que fundou o Zen Budismo na China.

Contam que Bodhidharma atingiu a “iluminação” após meditar durante nove anos seguidos. Dizem que ele permaneceu sem mover ou fechar os olhos. Durante o processo, o monge removeu suas pálpebras de modo que ele não dormisse durante a meditação, e seus membros atrofiaram pelo desuso nos nove anos de meditação. O nome Daruma vem pronúncia de Dharma.

Tradicionalmente, o boneco de daruma era feito de madeira oca, mas atualmente também são usados outros tipos de materiais em sua confecção. O boneco é representado como uma figura arredondada, vermelha, sem braços, sem pernas e seus olhos não possuem pupilas.

A cor vermelha representa o manto de um sacerdote de alto nível e, segundo a crença, essa cor afasta o “mau olhado” e doenças. Apesar de ser considerado um “Omocha”, que significa brinquedo, Daruma é rico em simbolismo e é considerado um talismã de boa sorte e símbolo de perseverança para os japoneses.

Segundo a tradição, deve-se pintar um olho e fazer um pedido, e só quando o desejo for realizado, que o outro olho é pintado.

 

Daruma da sorte (Aflo: Imagem)
Faz-se um pedido para então pintar um olho dos olhos de daruma. Depois do pedido atendido, pinta-se o outro olho (Aflo: Imagem)

 

Após o pedido atendido e o olho pintado, a tradição manda queimar o Daruma em um ritual que acontece todos os anos no Japão, onde uma grande fogueira é acesa com centenas desses tradicionais bonecos.

O ritual prossegue com outro boneco, que é comprado, de preferência, no começo do ano, para começar um novo ciclo de sorte e prosperidade.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Japão critica charge francesa relacionando crise em Fukushima com olimpíadas em Tóquio

Next Article

Província japonesa lança panfleto em português sobre violência doméstica

Related Posts