Designer japonês faz sucesso esculpindo exclusivos óculos de madeira

Meticulosamente esculpidos em madeira, os óculos de Yoshihisa Yabuuchi são exclusivas joias artesanais, cobiçadas por muitos.

Do Mundo-Nipo

Meticulosamente esculpidos em madeira, os óculos do designer japonês, Yoshihisa Yabuuchi, são exclusivas joias artesanais, cobiçadas por muitos.

 

 

Inspirado por Herrlicht, um fabricante alemão de óculos de madeira, Yabuuchi é supostamente o único do mundo que faz óculos totalmente em madeira, sem usar cola ou metal.

Os óculos são esculpidos em madeira de cerejeira, nogueira negra e mogno, incluindo os minúsculos pinos de 1,2 milímetros, que substituem os pequenos parafusos usados em óculos convencionais.

Os pinos (parafusos de madeira) são os mais complicados de esculpir, incluindo as delicadas hastes, que quando unidas a parte frontal da armação podem causar a quebra dos delicados pinos. É preciso fazê-lo com a profundidade e o ângulo correto, o que é realmente muito difícil, disse Yabuuchi em uma entrevista.

Tudo isso justifica o custo dessas exclusivas peças que podem ser adquiridas por 150 mil ienes (cerca de 1,6 mil dólares ou de 3 mil reais). Mas tem que fazer parte de uma seleta lista de encomenda, que pode levar até dois anos de espera para adquirir os óculos, que o meticuloso e detalhista designer leva um longo tempo para esculpir cada peça.

Yabuuchi trabalha sozinho em no atelier de sua ótica em uma cidade de Fukushima, localizada a 60 quilômetros da danificada usina nuclear Fukushima Daiichi, mas visita frequentemente à esposa e filhos que se mudaram para uma prefeitura vizinha após o incidente nuclear, provocado pelo terremoto seguido de tsunami em 11 de março de 2011, que devastou parte do nordeste japonês.

O jovem japonês estudou design no Reino Unido, onde adquiriu um estilo visual mais arrojado do produto com o qual sua família trabalha há mais de um século.

Yabuuchi relata que, quando era jovem, decidiu seguir com o negócio da família, uma empresa de mais de 137 anos de história na fabricação de exclusivas peças por encomenda.

A ideia em esculpir óculos em madeira surgiu na infância, já que passava muito tempo na floresta, onde ia buscar cogumelos.

A madeira se transformou em uma tendência clara no mundo da ótica, e grandes marcas como as americanas ‘Capital’ ou ‘Shwood’, além das europeias ‘Gold & Wood Paris’, ‘Herrlicht’ ou ‘W-Eye’, que também se aliaram à tendência.

Outras grandes marcas da moda como Louis Vuitton e muitos outros estilistas de todo o mundo aderiram à tendência, mas no caso das esculpidas à mão por Yabuuchi, é o fato de serem “únicas” por serem fabricadas artesanalmente e exclusivamente com madeira, sem utilização de cola, metais ou quaisquer outros elementos.

 

Para saber mais sobre Cultura, clique em mundo-nipo.com/variedades/cultura. Siga também o Mundo-Nipo no Twitter e Facebook.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Kim Jong Un presta homenagens em aniversário do fundador da Coreia do Norte

Next Article

BOJ avalia para cima todas as economias regionais do Japão

Related Posts