Do Mundo-Nipo
As estudantes de arte Ayako Kanda e Mayuka Hayashi são autoras de uma série premiada de imagens que exploram as relações humanas de uma maneira pouco convencional: criando arte por meio de imagens de raio-X.
A grande sacada das artistas é mostrar casais em contato íntimo, mas sem pele, cabelos ou a própria carne.
Kanda e Hayashi usaram sistemas de tomografia computadorizada e imagens de raio-X para retratar quatro diferentes casais, nas mais variadas posições, enquanto eles descansavam intimamente juntos.
O resultado das imagens é impressionante, principalmente porque brinca justamente com a grande dualidade humana: o quente e o frio, o vivo e o morto. Enquanto as poses retratadas representam proximidade e intimidade humana, com os casais em abraços de amor, as imagens em raio-X levam o imaginário a um ambiente sombrio, lembrando, até mesmo, a frieza da morte.
Em geral, o ser humano não está acostumado a associar momentos íntimos e muito menos “arte” com a atmosfera de um hospital. Talvez seja por esse motivo que é tão perturbador ver estas imagens em raio-X captando uma real intimidade humana em vez de um osso quebrado.
A “obra de arte” inquietante faz parte do projeto final de Ayako Kanda e Mayuka Hayashi, na Universidade de Arte de Musashino. As duas estudantes de arte também ganharam o prêmio Designer Mitsubishi Chemical Junior pelo trabalho.
Saiba mais no site oficial da Mitsubishi Chemical (em japonês)
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.