Do Mundo-Nipo
A artista-arquiteta malaia Hong Yi, ou “Red” como é apelidada, conhecida por pintar “sem o uso de pincéis”, fez um retrato da ativista pró-democracia em Mianmar, Aung San Suu Kyi, usando apenas cravos e corante.
O projeto, que durou três dias para ser concluído, envolveu 2 mil cravos e corante alimentício.
Em seu blog “Oh I see red”, Hong disse que encontrou “compreensão e empatia” nas lutas de Suu Kyi, após assistir ao filme “The Lady” (“Além da Liberdade”, no Brasil).
Hong comenta a cena em que o pai da ativista coloca uma flor seca em seu cabelo antes de sair para uma reunião, onde seria assassinado por militantes juntamente com todos os seus ministros. A artista diz que ouviu relatos de que Suu Kyi use flores secas ainda hoje como forma de lembrar do pai.
Após um mês de planejamento e fornecimento de materiais, testando os cravos e os corantes, Hong Yi executou sua arte em 24 de janeiro deste ano, em parceria com a Vinoun Film e Sutera Harbour Marina and Country Club.
Assista ao vídeo da artista criando passo a passo:
Para saber mais sobre Cultura, clique em mundo-nipo.com/variedades/cultura. Siga também oMundo-Nipo no Twitter e Facebook.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.