Escritora japonesa é laureada com o Prêmio Hans Christian Andersen 2014

Nahoko Uehashi é conhecida por sua obra “Moribito”, série de livros que foi adaptada para anime e filme de animação.

Do Mundo-Nipo

Nahoko Uehashi (Foto: AJW)
O conselho selecionou Uehashi entre 28 autores de vários países (Foto: AJW)

A escritora japonesa de livros infantis, Nahoko Uehashi, foi anunciada como a vencedora do Prêmio Hans Christian Andersen de 2014, considerado o Nobel da literatura infantil.

O prêmio tem escopo global e é anunciado a cada dois anos pela International Board on Books for Young People da Suíça (Conselho Internacional de Livros para Jovens na Suíça, em tradução livre). Ele é considerado o mais prestigiado prêmio da literatura infantil.

Uehashi, de 51 anos, é conhecida por suas célebres obras literária voltada às crianças. Suas obras mais famosas incluem “Kemono no Souja” e a série “Seirei no Moribito” ou apenas “Moribito”, que foi adaptada para animes e longa de animação.

A escritora japonesa recebeu inúmeros prêmios literários, incluindo o Prêmio Noma que é considerado um dos mais importantes prêmios da literatura no Japão.

O conselho selecionou Uehashi entre 28 autores de vários países. Eles disseram que ela foi escolhida pela “extraordinária capacidade de criar mundos de fantasia”, refletindo um grande “carinho e respeito pela natureza e todas as criaturas”.

Natural de Tóquio, Uehashi também é professora de etnologia na Kawamura Gakuen Women’s University, uma prestigiada universidade japonesa onde completou seu doutorado enfocando aborígines australianos. A escritora destaca que a literatura tende a destacar o indivíduo de diferentes povos. “Há mundos diferentes, sociedades, culturas, valores e posições”, disse ela, acrescentando que pensa em escrever sobre “conflitos, confrontos e a alegria partilhada que ocorre dentro de cada um desses grupos étnicos”.

Quando perguntada sobre ter sido escolhida como vencedora do prêmio, a autora disse que está extremamente feliz por seu trabalho ter sido reconhecido pela entidade que considera a mais importante do mundo em seu setor.

 

(Do Mundo-Nipo com a Agência Kyodo e informações da emissora pública NHK)

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Dólar cai perante o iene em Tóquio com aversão ao risco após decisão do G7

Next Article

EUA diz que está preocupado com conflitos entre Japão e China

Related Posts