Do Mundo-Nipo
Martin Rietze é um fotógrafo especializado em vulcões. Em 2013, ele “caçou” diversos vulcões, mas foi no Japão, mais precisamente em Kagoshima, no sul da ilha japonesa de Kyushu e onde está localizado o vulcão Sakurajima, que o fotógrafo disse ter passado por uma “experiência impressionante”, como descreve no seu website.
Rietze conseguiu capturar imagens incríveis das chamadas “luzes vulcânicas” expelidas pelo vulcão Sakurajima, que marca a aparição de relâmpagos sobre os vulcões ativos.
As “luzes vulcânicas” do Sakurajima, diz Rietze, “surgiram com uma erupção violenta após muitas horas de silêncio em fevereiro de 2013”.
Os cientistas ainda não sabem explicar totalmente esse fenômeno, mas alguns afirmam que os raios ocorrem durante a atividade vulcânica por causa da carga elétrica induzida pelos choques de poeira vulcânica.
O fenômeno, no entanto, pode ser esclarecido em breve. Isso porque cientistas na Alemanha criaram um vulcão em laboratório para estudar a incidência de raios que ocorre na coluna de fumaça durante uma erupção. A equipe agora está levando os dados coletados no vulcão de laboratório para estudar o vulcão Sakurajima.
Veja, a seguir, algumas fotos da erupção do vulcão Sakurajima em fevereiro de 2013:
Fotos: Martin Rietze
Confira mais fotos da erupção do vulcão Sakurajima no website de Martin Rietze.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.