Variedades

Santuário em Kyoto exibe show de luzes com uso de tecnologia digital

O magnífico show de luzes ocorre no santuário de Shimogamo e em seu bosque Tadasu no Mori, que é Patrimônio Mundial da Unesco.

Um dos mais importantes santuários xintoístas em Kyoto (Quioto), antiga capital do Japão, recebeu uma magnífica iluminação de última geração, proporcionando aos visitantes um lindo show de luzes que contrasta o antigo com o moderno.

A iluminação percorre pelo bosque sagrado “Tadasu no Mori”, que cerca o complexo do Santuário de Shimogamo (Kamo-jinja, em japonês). O bosque é designado como Patrimônio da Humanidade pela Unesco.

O responsável pela iluminação é o “TEAMLAB”, um grupo conhecido por criar obras de arte com luzes utilizando a mais recente tecnologia digital.

O show de luzes, que começou na última quarta-feira, conta com quarenta esferas flutuantes localizadas a partir do portão do santuário. Cada uma das esferas mede 1,8 metro de diâmetro e são feitas de gás hélio.

Um representante do TEAMLAB explicou que a tecnologia digital começa a partir de um sensor, que é acionado com o toque nas esferas. “Quando o visitante toca em uma esfera, as luzes digitais surgem como uma explosão de cores”, disse ele à agência de notícias Kyodo.

As luzes são compostas por tons lilás, vermelho, amarelo, verde e azul, que iluminam o santuário e as centenas de árvores no bosque Tadasu no Mori, proporcionando magnífico show de luzes.

O TEAMLAB anunciou no site oficial do evento que o show de luzes no Kamo-jinja terá raiz como um evento tradicional anual, com foco em promover o valor cultural de Kyoto.

O evento no santuário teve início na quarta-feira (17) e decorrerá até o dia 31 deste mês.

Confira como ficou a iluminação:

Comentários