Serviços Variedades

Mostra ‘Japão Jovem’ estreia em São Paulo

Capa Bushido Sixteen (Foto: Divulgação)

No evento, quatro filmes japoneses retratam a juventude sob o olhar de dois consagrados diretores japoneses.

Depois de rodar o interior paulista, o projeto “Cine SESI-SP no Mundo: Japão Jovem” chegou à capital paulista. A estreia aconteceu ontem (20) e decorrerá até o dia 10 de setembro. Nesta parceria da Fundação Japão em São Paulo e SESI São Paulo, quatro filmes japoneses estão sendo exibidos no Centro Cultural FIESP- Ruth Cardoso, localizado na Avenida Paulista.

Participam da mostra o filme Bushido Sixteen, de Tomoyuki Furumaya e as animações Em Busca das Estrelas, O Jardim das Palavras e O Lugar Prometido em Nossa Juventude, de Makoto Shinkai.

A Mostra tem entrada gratuita e inclui sessões de debates e atividades de mediação cultural. Os ingressos são gratuitos e devem ser reservados online, por meio do site do Sesi. Para as sessões de agosto, as reservas estarão abertas a partir de 1º de agosto, e para as sessões de setembro, a partir de 25 de agosto. Se houver ingressos remanescentes, a distribuição será realizada 15 minutos antes de cada sessão, nas bilheterias do local.

Sinopses

Bushido Sixteen (Bushidou Shikkusutin)
Bushido-Sixteen-sinopse-foto-divulgacao-900x600
(2010/109 min/Cor/DVD/Legendado)
Diretor: Tomoyuki Furumaya
Elenco: Riko Narumi, Kii Kitano, Kaori Abe, Hideo Ishiguro, Moe Arai
Classificação indicativa: Livre

O filme é baseado em um bestseller de Tetsuya Honda e narra o dia a dia de Kaori e Sanae, duas meninas praticantes de Kendo. Kaori faz questão de vencer, enquanto Sanae pratica Kendo por prazer. Após sentir muitos dilemas entre ideais diferentes, elas aprendem o sentido e o prazer de lutar pela vitória.

O Jardim das Palavras (Kotonoha no Niwa)
O-Jardim-das-Palavras-Kotonoha-no-Niwa-foto-divulgacao-900x600
(2013/46 min/Cor/DVD/Animação/Legendado)
Diretor: Makoto Shinkai
Elenco (vozes): Miyu Irino, Kana Hanazawa, Fumi Hirano, Gou Maeda, Yuka Terasaki, Suguru Inoue
Classificação indicativa: 12 anos

Takao é um estudante de ensino médio que almeja se tornar um artesão de sapatos. Ele costuma faltar às aulas em dias chuvosos e permanece no jardim japonês do parque para se dedicar ao sonho, desenhar calçados. Certo dia, Takao encontra uma mulher misteriosa, Yukino, e sem combinar, passam a se encontrar em dias de chuva. Takao deseja produzir um par de sapatos que faça Yukino caminhar e encontrar o seu caminho.

Em Busca das Estrelas (Hoshi wo ou Kodomo)
Em-Busca-das-Estrelas-Hoshi-wo-ou-Kodomo-foto-divulgacao-900x600
(2011/116 minutos/Cor /DVD/Animação/Legendado)
Diretor: Makoto Shinkai
Elenco (vozes): Hisako Kanemoto, Miyu Irino, Kazuhiko Inoue, Sumi Shimamoto
Classificação indicativa: 12 anos

Uma história de amadurecimento, que envolve o amor de uma jovem e uma música misteriosa. Asuna é uma menina solitária, que tem o hábito de passar seus dias escutando a mesma música em um rádio especial que ganhou do pai ausente. Certo dia, ela conhece um rapaz chamado Shun e parte em uma viagem de aventuras, para entender as belezas e crueldades do mundo.

O Lugar Prometido em Nossa Juventude (Kumo no Mukou, Yakusoku no Basho)
O-Lugar-Prometido-em-Nossa-Juventude-foto-divulgacao-900x600
(2004/91 minutos/Cor/DVD/Legendado)
Direção: Makoto Shinkai
Elenco (vozes): Hidetaka Yoshioka, Masato Hagiwara, Yuuka Nanri
Classificação indicativa: 12 anos

Em um mundo pós-guerra, o Japão foi dividido em dois territórios: norte e sul. Hiroki e Takuya moram em Aomori e são estudantes do ensino fundamental. Sentem-se atraídos pela colega Sayuri e intrigados pela misteriosa torre erguida do outro lado da fronteira do Estreito de Tsugaru, em Hokkaido. Os meninos prometem a Sayuri voar até esta torre a bordo de um avião construído por eles mesmo. Porém, quando Sayuri é transferida para Tóquio, os dois amigos acabam desistindo do projeto e seguem caminhos diferentes: Hiroki vai para Tóquio e Takuya fica em Aomori. Três anos depois, Hiroki descobre que Sayuri tem uma doença que a deixou adormecida todos esses anos. Com a ajuda de Takuya, Hiroki decide voar no avião que eles construíram, levando Sayuri naquela viagem prometida há muito tempo.

Comentários