Japão promete US$ 197,5 milhões à fornecedora de GNL Papua Nova Guiné

Abe quer garantir o abastecimento estável de GNL para geração de energia térmica.

Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo

Shinzo Abe e Peter O'Neill em Papua Nova Guiné (Foto: Kyodo)
Shinzo Abe e Peter O’Neill trocam apertos de mãos em Papua Nova Guiné (Foto: Kyodo)

O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, prometeu nesta quinta-feira (10) fornecer 20 bilhões de ienes (cerca de US$ 197,5 milhões) ao longo de três anos em assistência à Papua Nova Guiné para impulsionar o fornecimento de gás natural e de outras matérias-primas, necessárias para suprir a demanda japonesa por energia térmica.

O anuncio da assistência oficial ao desenvolvimento no país da Oceania  −−um dos principais fornecedores de GNL (Gás Natural Liquefeito) do Japão−− aconteceu durante uma conferência de imprensa conjunta de Abe com seu homólogo de Papua Nova Guiné, Peter O’Neill, na cidade de Port Moresby.

Japão, a terceira maior economia do mundo, tem se empenhando em garantir o abastecimento estável de GNL para geração de energia térmica desde o desastre nuclear na usina Fukushima Daiichi, em 2011, o que forçou o país a confiar em fontes alternativas de energia.

A visita à Papua Nova Guiné encerra a viagem oficial de Abe a três nações da Oceania. O premiê japonês já esteve na Nova Zelândia e Austrália, onde fechou vários acordos importantes para o seu país.

Com a Nova Zelândia, Abe reforçou uma ampla cooperação de defesa e comércio. Já na Austrália, o premiê celebrou um acordo de livre comércio e cooperação política, que inclui um acordo paralelo sobre transferência de tecnologia e material de defesa.

O regresso de Abe ao Japão está programado para o próximo sábado.

 


Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article

Honda anuncia recall para mais de 170 mil unidades de modelos híbridos

Next Article

Governador de Hiroshima critica publicação chinesa de mapa controverso

Related Posts