Do Mundo-Nipo com Agência Kyodo
O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, prometeu nesta quinta-feira (10) fornecer 20 bilhões de ienes (cerca de US$ 197,5 milhões) ao longo de três anos em assistência à Papua Nova Guiné para impulsionar o fornecimento de gás natural e de outras matérias-primas, necessárias para suprir a demanda japonesa por energia térmica.
O anuncio da assistência oficial ao desenvolvimento no país da Oceania −−um dos principais fornecedores de GNL (Gás Natural Liquefeito) do Japão−− aconteceu durante uma conferência de imprensa conjunta de Abe com seu homólogo de Papua Nova Guiné, Peter O’Neill, na cidade de Port Moresby.
Japão, a terceira maior economia do mundo, tem se empenhando em garantir o abastecimento estável de GNL para geração de energia térmica desde o desastre nuclear na usina Fukushima Daiichi, em 2011, o que forçou o país a confiar em fontes alternativas de energia.
A visita à Papua Nova Guiné encerra a viagem oficial de Abe a três nações da Oceania. O premiê japonês já esteve na Nova Zelândia e Austrália, onde fechou vários acordos importantes para o seu país.
Com a Nova Zelândia, Abe reforçou uma ampla cooperação de defesa e comércio. Já na Austrália, o premiê celebrou um acordo de livre comércio e cooperação política, que inclui um acordo paralelo sobre transferência de tecnologia e material de defesa.
O regresso de Abe ao Japão está programado para o próximo sábado.
Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.