BC do Japão rebaixa previsão de crescimento regional

Ressurgimento dos casos de covid e lentidão no consumo doméstico fez o banco central rebaixar a previsão para 8 das 9 regiões do Japão.
Bandeira do Japao sobre grafico de financas
©Depositphotos

O Banco do Japão (BOJ, o banco central japonês) cortou sua perspectiva de crescimento para a maioria das economias regionais do país, informou o site The Japan Times, destacando que o presidente do órgão financeiro, Haruhiko Kuroda, alertou para “incerteza muito alta” sobre as consequências da crise na Ucrânia, ressaltando os riscos crescentes para a recuperação econômica.

Em um relatório trimestral analisando as economias regionais japonesas, o banco central ofereceu uma visão mais sombria do que em janeiro para oito das nove regiões do país, uma vez que o ressurgimento dos casos de Covid-19 e as restrições de oferta persistentes atingiram o crescimento doméstico.

Kuroda disse que a economia nacional continua a se recuperar, mas alertou para as possíveis consequências do aumento dos custos das commodities e da guerra na Ucrânia.

“Há uma incerteza muito alta sobre como os acontecimentos na Ucrânia podem afetar a economia e os preços no Japão”, disse ele em um discurso realizado na reunião dos gerentes de filiais do BOJ.

O relatório regional trimestral estará entre os fatores que o banco central examinará ao divulgar novas projeções trimestrais de crescimento e inflação em sua próxima reunião de política monetária em 27 e 28 de abril.

O presidente do BC japonês também disse que os preços mais altos da energia e os custos das matérias-primas vão acelerar a inflação do Japão nos próximos meses. Segundo ele, o núcleo do índice de preços ao consumidor, que exclui itens voláteis de alimentos frescos, provavelmente aumentará “claramente”.

“À medida que a pressão descendente sobre o consumo de serviços e o impacto da escassez de oferta diminuem, uma recuperação na demanda externa, uma política monetária acomodatícia e o estímulo econômico do governo provavelmente ajudarão a economia japonesa a se recuperar, apesar de ser afetada pelo aumento dos preços das commodities”, acrescentou.

Atualmente, o Japão não possui restrições sanitárias ao Covid-19 após suspender o estado de emergência parcial no mês passado, mas o primeiro-ministro do Japão, Fumio Kishida, alertou recentemente para uma nova escalada de casos de Covid-19, além da confirmação do primeiro caso de XE, uma sublinhagem da variante Ômicron.

A disparada dos preços dos combustíveis e das commodities desde a invasão da Ucrânia pela Rússia, que começou no final de fevereiro, lançou uma perspectiva sombria sobre o Japão.

O sentimento corporativo, tanto entre grandes fabricantes quanto não fabricantes, piorou pela primeira vez em sete trimestres na pesquisa Tankan mais recente de março.

Forte queda do iene ante o dólar

A rápida desvalorização do iene, especialmente em relação ao dólar, inflacionou os custos de importação, levando alguns executivos a alertar sobre seu impacto negativo na economia.

Moedas e notas de iene Foto Stockvault 900x600 1
No pregão de ontem (11) em Tóquio, a moeda japonesa caiu ao menor nível em mais de 6 anos, cotada a 125,4 ienes por dólar | ©Stockvault

A recente depreciação da moeda japonesa ocorre em meio à perspectiva de trajetórias políticas divergentes para o BOJ, ainda longe de sua meta de inflação de 2%, e o Federal Reserve (Fed, banco central dos EUA), que entrou em um ciclo de alta de juros para combater a inflação que se aproximou de 8% em fevereiro.

Kuroda acha improvável que a inflação de commodities leve o BOJ a mudar sua política monetária porque não vai durar muito. Mas ele disse ao Parlamento que a queda do iene foi “um pouco rápida”, em seu mais forte e ainda alerta, desde que caiu ao menor nível, em março, em mais de seis anos, conforme noticiou o Japan Times.

== Mundo-Nipo (MN)
Foto: Depositphotos.

Total
2
Shares
Previous Article
Turistas da China chegam ao aeroporto japones de Narita Foto Kai Fujii compressed

Japão eleva limite de entradas no país, mesmo com alta de casos de covid

Next Article
Bebe japones rindo Foto Stock Images JP

Bebês choram menos no Japão, aponta estudo

Related Posts