Honda acelera transição para veículos elétricos com investimento trilionário

Honda busca aumentar a proporção de veículos elétricos para 100% de suas vendas totais de carros novos.
Fábrica da Honda nos EUA | ©Stockvault
©Stockvault

A Honda Motor anunciou na quinta-feira que dobrará seu investimento em tecnologia de veículos elétricos de seu plano anterior para cerca de 10 trilhões de ienes (US$ 65 bilhões) para o período de 10 anos até o ano fiscal de 2030.

De acordo com a Kyodo News Japan, o investimento visa aprimorar a competitividade da montadora japonesa com poderosos rivais estrangeiros, como a Tesla Inc. e a chinesa BYD Co. A Honda busca aumentar a proporção de veículos elétricos e a célula de combustível para 100% de suas vendas totais de carros novos em 2040.

O CEO da Honda, Toshihiro Mibe, disse, na quinta-feira (16), que a indústria de veículos elétricos ainda está em sua infância, mas que “a longo prazo, a mudança para os veículos elétricos continuará a avançar de forma constante”.

O investimento de 10 trilhões de ienes incluirá cerca de 6 trilhões de ienes na construção de um sistema de fábrica de próxima geração e na fabricação de carros novos, 2 trilhões de ienes para pesquisa e desenvolvimento de software, bem como 2 trilhões de ienes para a produção de baterias, disse a empresa.

A Honda tem como objetivo reduzir até 2030 o custo das baterias adquiridas na América do Norte em 20% em comparação com o nível atual. Também planeja cortar o custo de produção de veículos eletrificados em 35%.

A montadora disse que lançará sete modelos de sua nova série de veículos elétricos “Honda 0” em todo o mundo até 2030, variando de carros pequenos a grandes veículos utilitários esportivos.

As montadoras japonesas, vistas como retardatárias no mercado de veículos totalmente elétricos, estão determinadas a alcançar os rivais estrangeiros.

A Honda disse em março que consideraria uma parceria com a arquirrival Nissan Motor Co. sobre veículos elétricos e software em um anúncio surpresa.

A Nissan planeja investir 2 trilhões de ienes em eletrificação e tecnologias relacionadas ao longo de cinco anos até o ano fiscal de 2026.

Por sua vez, a Toyota Motor disse em maio do ano passado que investirá 5 trilhões de ienes em veículos elétricos e baterias até 2030, aumentando o valor dos 4 trilhões de ienes anunciados anteriormente.

== Mundo-Nipo (MN)

Total
0
Shares
Previous Article
Economia japonesa | ©AJW Images

Economia do Japão tem primeira queda anual em dois trimestres

Next Article
CNC BET Destaque | Imagem Reprodução

Cnc bet casino estuda o mercado de slots no Brasil

Related Posts