A gigante automobilística japonesa Toyota Motor relatou uma queda altamente acentuada em sua produção global em agosto, registrando o sétimo mês consecutivo de declínio. De acordo com o relatório mensal da montadora, divulgado na sexta-feira (26), a produção total da empresa atingiu 709.571 veículos, uma redução de 11,2% em comparação a agosto do ano passado. No mercado doméstico, a Toyota vendeu 109.505 unidades, queda de 9,1% em agosto em relação ao mesmo período do ano anterior.
Diversos fatores contribuíram para o resultado negativo. Um dos principais foi a suspensão temporária da produção de modelos populares como Corolla Fielder, Corolla Axio e Yaris Cross, após a descoberta de irregularidades em testes de segurança. O problema, que gerou um escândalo no Japão, levou o Ministério dos Transportes a proibir o embarque dos veículos.
Além do impacto do escândalo de qualidade, a Toyota também enfrentou interrupções em sua produção devido à aproximação de um tufão no final de agosto. A empresa foi obrigada a paralisar temporariamente suas fábricas no Japão para garantir a segurança dos funcionários e das instalações.
A forte concorrência no mercado chinês, especialmente com a crescente popularidade de veículos elétricos, também pesou sobre os resultados da Toyota. As vendas da empresa na China registraram uma queda de 13,5%, impulsionada pela perda de participação de mercado para fabricantes locais.
O cenário desafiador enfrentado pela Toyota se reflete nos números do setor automotivo japonês como um todo. As oito maiores montadoras do país, incluindo a Nissan e a Honda, também registraram quedas significativas em sua produção e vendas em agosto.
A produção da Nissan Motor caiu 15,5%, para 236.016 carros, devido às fracas vendas do utilitário esportivo X-Trail na China, enquanto a Honda Motor teve um declínio de 11,3%, para 307.870 veículos.
A combinação de escândalos de qualidade, desastres naturais e concorrência acirrada coloca a Toyota em uma situação complexa. Especialistas avaliam que a maior montadora do mundo em venda de veículos terá que agir rapidamente para recuperar a confiança dos consumidores e reverter a tendência de queda nas vendas.
== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Kyodo News Japan