Japão prorrogará restrições a entrada de estrangeiros

Variante ômicron está se expandindo rapidamente no Japão. Especialistas pediram ao premiê japonês restrições contínuas até fevereiro.
Setor de imigracao fechado em aeroporto japones Reproducao Reuters 900x600 02
©Reuters

O governo do Japão pretende prorrogar a proibição de novas chegadas de estrangeiros, segundo noticiou o jornal Nikkei Asia, acrescentando que a restrição deverá ser feito pelo primeiro-ministro Fumio Kishida já na terça-feira, uma medida que tem como meta impedir a propagação altamente transmissível do vírus ômicron, a mais recente variante da Covid-19 .

De acordo com o Nikkei Asia. Kishida se reuniu nesta segunda-feira com seu Gabinete para trocar informações sobre infecções e hospitalizações no país. A duração da extensão ainda não foi determinada, mas uma proposta manteria a proibição em vigor até o final de fevereiro.

Ao mesmo tempo, o governo considera suspender uma restrição que agora impede os portadores de visto de reentrar no Japão a partir da África do Sul e de alguns outros países.

Japão facilitará entrada de turistas estrangeiros ‘ricos’

Japão tem mais de 70% de sua população totalmente vacinada

A medida para continuar as restrições aos viajantes que entram no Japão ocorre em meio a uma nova onda de infecções. Tóquio registrou 871 novos casos de Covid-19 na segunda-feira, data local (domingo no Brasil). O número é mais de oito vezes superior ao registrado no mesmo dia da semana passada.

Em todo o país, os novos casos de Covid-19 totalizaram 6.438 na segunda-feira, abaixo dos mais de 8.000 no dia anterior.

Kishida também se reuniu com especialistas em doenças infecciosas, os quais o aconselharam a acelerar as doses de reforço de vacina para idosos. Inicialmente, a recomendação das autoridades de saúde do Japão era que a dose extra fosse dada oito meses após a segunda.

Os especialistas também pediram para expandir o fornecimento de pílulas para tratamento da Covid-19 e aumentar os testes na população.

Estado de emergência e restrições fronteiriças

Na semana passada, Kishida autorizou que três províncias do país (Okinawa, Yamaguchi e Hiroshima)  entrassem em um estado de “quase emergência” contra a Covid-19, o que permite aos governos locais solicitar, por exemplo, que restaurantes fechem mais cedo, para conter a disseminação da variante ômicron.

O premiê havia sinalizado que o Japão estenderia as restrições na fronteira em entrevista coletiva em 4 de janeiro. A medida foi adotada no fim de novembro, logo depois do surgimento da ômicron na África do Sul. No último dia 21 de dezembro, o governo de Kishida disse que a proibição permaneceria em vigor “por enquanto”.

Apenas pacientes em estado grave serão hospitalizados

O governo de Kishida pretende fortalecer sua resposta à variante ômicron, adotando medidas como permitir que pacientes com sintomas leves se recuperem em casa para liberar leitos hospitalares para casos mais graves, bem como expandir a capacidade de testes gratuitos de covid.

Japão disponibiliza pílulas para tratamento de Covid-19

Uma pílula de tratamento para a Covid-19, da farmacêutica Merck, já está disponível em 14.000 instituições médicas e farmácias em todo o Japão. Espera-se que outra pílula da Pfizer seja aprovada este mês para uso a partir de fevereiro.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Nikkei Asian.

Total
1
Shares
Previous Article
Estatua de Hachiko em Shibuya Toquio coberta de neve em 07 01 22 Kyodo 900x600 1

Nevasca no Japão causa caos nos transportes e deixa dezenas de feridos

Next Article
Cena do filme japones Drive My Car Foto Reproducao Mundo Nipo 900x550 1

‘Drive My Car’, do Japão, ganha Globo de Ouro de melhor filme estrangeiro

Related Posts