Japão confirma segundo caso de zika em menos de um mês

A infectada é uma mulher com cerca de 30 anos e que esteve no Brasil recentemente.
Virus Zika Foto Reproducao NDTV

O Ministério da Saúde do Japão confirmou nesta sexta-feira (11) o segundo caso de zika no país. Dessa vez, a pessoa infectada é uma mulher com cerca de 30 anos e que foi diagnosticada com o vírus da zika depois de ter viajado recentemente ao Brasil, informou a emissora pública ‘NHK’.

Segundo a emissora japonesa, a mulher foi a um hospital na quinta-feira (10), apresentando febre e outros sintomas típicos da doença que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti. O Instituto Nacional de Doenças Infecciosas confirmou a infecção após os resultados dos exames nesta sexta-feira.

O órgão afirmou que se trata do segundo caso de zika detectado em menos de um mês. O primeiro foi divulgado no dia 25 do mês passado. Segundo o Ministério, o infectado foi adolescente que também tinha viajado ao Brasil, no que representou o primeiro paciente infectado desde o surto de zika em 2015 no Brasil.

Devido à passagem do adolescente e da mulher pelo Brasil, as autoridades japonesas acreditam que o contágio aconteceu fora de território japonês.

No mês passado, o Ministério da Saúde japonês anunciou um reforço das medidas preventivas para evitar os contágios por zika em seu território, já que o mosquito-tigre, um dos vetores do vírus, pode se encontrar no país asiático.

No Japão já tinham sido detectados previamente três casos de zika, um casal diagnosticado com o vírus após retornar de Bora Bora (Polinésia Francesa) em 2013 e um homem após voltar da ilha tailandesa de Koh Samui.

Segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), mais de 20 países e territórios, em sua maioria da América Latina, foram decretadas zonas de risco de contágio por zika, transmitido por mosquitos da espécie Aedes aegypti, que também é transmissor da dengue, chicungunha e febre amarela.

O zika costuma provocar febre, olhos vermelhos sem secreção e sem coceira, erupção cutânea com pontos brancos ou vermelhos e, em menor frequência, dor muscular e articular.

Mundo-Nipo. Todos os direitos reservados. É proibido todo tipo de reprodução sem autorização escrita do Mundo-Nipo.com. Para maiores esclarecimentos, leia a Restrição de uso.

Total
0
Shares

Deixe uma resposta

Previous Article
Artistas do Teatro Classico Japones de Variedade Foto Divulgacao

Sala Cecília Meireles recebe ‘Teatro Clássico Japonês de Variedades’

Next Article
Queda dos precos Foto Stockvault

Índice de preços ao produtor do Japão cai pelo 11º mês seguido

Related Posts