Culinária

Tóquio é a cidade com o maior número de restaurantes ‘estrelados’ do mundo

Sashimi do restaurante japonês Sukiyabashi Jiro | ©Alan Truong

Tóquio possui incríveis 230 restaurantes com estrelas no Guia Michelin 2019, o maior indicador gastronômico do mundo.

Tóquio continua no topo do Guia Michelin como a cidade com o maior número de restaurantes com estrelas no planeta. A edição 2019 do mais proeminente guia gastronômico do mundo, a capital do Japão aparece com incríveis 230 restaurantes com estrelas, dos quais 13 têm a classificação máxima de três estrelas.

O Guia 2019, que teve as vendas iniciadas na última sexta-feira, traz pela primeira vez um estabelecimento de onigiri ou nigiri (bolinhos de arroz), que está na lista da nova categoria chamada “Bib Gourmand”, na qual 254 restaurantes em Tóquio foram selecionados pelo melhor custo-benefício, ou seja, estabelecimentos com pratos de boa qualidade, mas com preços abaixo de 5.000 ienes (cerca de 44 dólares) – os restaurantes listados na categoria “Bib Gourmand” não recebem estrelas.

O Onigiri Asakusa Yadoroku serve onigiri na forma tradicional – triangular e envolto em nori (alga desidratada) desde 1954.

Esses tradicionais bolinhos de arroz é uma iguaria japonesa que está em alta no mundo. Os “onigiris” costumam levar recheios e os de Yadoroku são recheados com vários tipos, que vão desde os tradicionais e os contemporâneos, tais como camarão cozido em molho de soja e ameixa japonesa no sal.

Treze restaurantes em Tóquio tiveram classificação máxima de três estrelas | ©Kyodo

Dos 13 restaurantes com três estrelas em Tóquio, o francês L’Osier ganhou o primeiro lugar. Quatro restaurantes de três estrelas estão na lista há 12 anos desde o início do Guia, incluindo o Kanda, que serve a culinária japonesa tradicional, e o Sukiyabashi Jiro, do chef Jiro Ono, um restaurante de sushi no bairro de Ginza e que é afamado por receber celebridades, tais como o ex-presidente dos Estados Unidos Barak Obama.

Além destes, a Michelin premiou 52 restaurantes com duas estrelas, enquanto 165 receberam uma estrela, totalizando assim 230 estabelecimentos gourmet na capital japonesa.

A edição 2019 do Guia Michelin Japão pode ser adquirida nas livrarias locais e lojas online, como Rakuten e Amazon.

Mundo-Nipo
Fonte: Kyodo News.