Lenda urbana japonesa: Satoru-kun

Satoru-kun é o espírito de um demônio que aparece na forma de menino após ser invocado por telefone. Contam que ele realiza desejo, porém …
Satoru kun Foto Montagem Mundo
Satoru-kun (Foto: Montagem/Mundo-Nipo)

Atualizado em 22/08/2019

Satoru-kun é o personagem de uma lenda urbana que surgiu há poucos anos no Japão. Contam que ele é um fantasma ou o espírito de um demônio que aparece na forma de um menino assustador, com aproximadamente 7 ou 8 anos.

Seus olhos são profundos e de cor avermelhada. Diz-se ainda que ele vive em outra dimensão, mais precisamente no submundo, ou seja, no inferno.

A lenda conta que Satoru-kun conhece o passado, o presente e o futuro, por isso pode responder a qualquer pergunta. Outras versões narram que ele também pode realizar um desejo. Para tanto, basta fazer uma ligação por intermédio de um telefone público para invocá-lo.

Satoru kun, arte de Kiyu (Foto: Kiyu)
Satoru kun, arte de Kiyu (Foto: Kiyu)

Para chamar Satoru-kun, é preciso possuir um aparelho celular e ir a um telefone público com uma moeda de 10 ienes ou apenas com um cartão telefônico para fazer a ligação. Contudo, diz-se que a moeda de 10 ienes surte mais efeito.

Ritual para invocação de Satoru-kun

Primeiro, coloque a moeda ou o cartão no telefone público e ligue para o seu próprio número do celular. Ao fazer a ligação, fale ao telefone as seguintes palavras:

— Satoru-kun, Satoru-kun. Se você estiver aí, poderia, por favor, vir aqui?

Repita a frase por três vezes e encerre a ligação. Depois desligue o seu celular, de modo que ele fique completamente desligado e não em modo silencioso. Em seguida, espere por ele em casa.

Dentro de 24 horas, Satoru-kun vai ligar para o seu celular. Se você atender a chamada, ele vai lhe dizer onde está localizado ao longo de algumas ligações até “chegar à você”.

Ele vai lhe chamar da mesma forma por várias vezes, informando “lentamente” onde está até ficar mais perto, mais perto e mais perto de onde você mora.

— Agora, eu estou na estação.
— Estou caminhando em uma rua.
— Estou na rua onde você mora.
— Estou em frente à sua casa.
— Estou em sua porta.

Ele dirá essas palavras acima durante as ligações até realizar a última chamada e dizer:

— Estou bem atrás de você!

Feito isso, ele vai responder a qualquer pergunta que o fizer. No entanto, você deve ter muito cuidado ao invocá-lo, pois se virar para trás e encará-lo, tocá-lo ou não tiver uma pergunta pronta para lhe fazer, imediatamente será arrebatado para o mundo de Satoru-kun.

Popularidade da lenda

Apesar de recente, a lenda urbana de Satoru-kun ganhou popularidade não só no Japão como também no ocidente, principalmente nos Estados Unidos, onde se tornou febre entre os jovens nos anos de 2011.

Satoru-kun também tem sua “história” narrada em livros recentemente publicados. O mais famoso é  ‘O Monstro Satoru-kun’, do escritor Takara Shigeru, ainda não traduzido para o ocidente. O livro foi usado como uma das fontes principais na “compilação deste artigo”.

Capa do livro 'O Monstro Satoru-kun', de Takara Shigeru (Foto: Reprodução/Mundo Nipo)
Capa do livro ‘O Monstro Satoru-kun’, de Takara Shigeru | Foto: Maria Rosa / MN)

No Japão, animes e até seriados já foram produzidos com base na lenda. Além disso, existem vários vídeos no YouTube produzidos por adolescentes japoneses. Neles, os jovens realizam o ritual de invocação de Satoru-kun.

Apesar de amadoras, algumas produções são particularmente assustadoras, com cenas de muito suspense e completamente perturbadoras, gravadas em tempo real durante todo o processo de invocação do “monstro Satoru-kun”.

Confira no vídeo abaixo uma dessas produções (imprópria para menores de 16 anos):

Por Maria Rosa
Fontes principais de pesquisa
• Livro: Urban Legends and the Japanese Tale | Autor: David Schaefer
• Livro: Satoru kun no kaibutsu | Autor: Takara Shigeru / Itsuko Azuma

Restrição de uso
É permitida a reprodução somente para fins educativos e desde que com o devido crédito ao Mundo-Nipo.com (MN), com link direcionando para mundo-nipo.com. Para reprodução com fins comerciais, leia a Restrição de uso.

Anuncio cadastro In Time Tour 16 09 18 II min

Total
4
Shares
Previous Article

Produção de aço bruto no Japão cai 4% em janeiro

Next Article

Bolsa de Tóquio tem 4ª alta seguida e amplia máxima em 15 anos

Related Posts