As vendas no varejo do Japão recuaram 1,6% em outubro em relação a setembro, revertendo os ganhos após três meses de alta e acompanhando a fraqueza crescente do consumo doméstico, mostraram dados divulgados pelo governo nesta quinta-feira (30).
A leitura contrariou a previsão de economistas consultados pela agência Bloomberg, que esperavam crescimento de 0,4%.
Os dados do Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão (METI) revelaram que as vendas aumentaram 4,2% em relação ao ano anterior, também ficando abaixo das estimativas.
A inflação no Japão acelerou em outubro após registrar queda no ritmo de crescimento no mês anterior, levando as famílias a reduzir seus gastos discricionários.
Dados separados divulgados hoje pelo Ministério da Economia, Comércio e Indústria do Japão mostraram que a produção industrial do Japão avançou tanto na base mensal como anual, marcando o primeiro aumento anualizado em três meses depois de registrar forte queda em setembro.
O iene fraco está aumentando os lucros dos grandes fabricantes e, ao mesmo tempo, aumentando o poder de compra dos turistas que, por sua vez, estão retornando em massa, apoiando uma ampla gama de empresas do setor de serviços.
O consumo resiliente dos turistas que chegam ao país ajudou a sustentar o crescimento das vendas no varejo na base anual, com o número de visitantes estrangeiros retornando aos níveis pré-pandêmicos em outubro.
Alguns economistas afirmam que a recuperação das chegadas de estrangeiros está prestes a atingir o pico, lançando dúvidas sobre a sustentabilidade do que tem sido um ponto positivo consistente para a economia do Japão desde que as restrições de viagem da era da pandemia foram flexibilizadas.
Os relatórios de quinta-feira fornecerão ao Banco do Japão (BOJ, o banco central japonês) novos dados para análise, já que as autoridades avaliam o quanto a economia está próxima de atingir um ciclo positivo de crescimento dos preços e dos salários.
A próxima reunião de política do banco central japonês, e última do ano, acontece em dezembro.
== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: The Japan Times / Via Bloomberg.
Descubra mais sobre Mundo-Nipo
Assine para receber nossas notícias mais recentes por e-mail.