Japão, fantástico, vence a Espanha e avança às oitavas como líder do Grupo E

De forma heroica, o Japão virou sobre a Espanha e venceu de 2 a 1, se classificando em primeiro do grupo, enquanto os espanhóis quase deram vexame.
Japão vence Espanha na Copa do Mundo 2022 | ©Kyodo
©Kyodo

O Japão, mais uma vez, surpreendeu na Copa do Mundo no Catar ao derrotar, nesta quinta-feira (1), mais uma seleção campeã mundial. A vítima da vez foi a badalada Espanha, a qual os japoneses derrotaram por 2 a 1, o que valeu aos japoneses terminar a fase de grupo da competição em primeiro lugar no Grupo E, com os espanhois se classificando, apertadíssimos, em segundo lugar. 

Os samurais azuis Doan e Morita viraram o placar após o espanhol Morata inaugurar logo no início do primeiro tempo. Com o resultado, construído após substituições do técnico japonês Hajime Moriyasu, a seleção asiática encara a Croácia na próxima segunda-feira, às 12 horas, em jogo válido pelas oitavas de final.

Já a Espanha, que se classificou em segundo do Grupo E com 4 pontos, mesmo número de pontos da Alemanha que, por sua vez, venceu hoje a Costa Rica, mas foi eliminada porque levou a pior no saldo de gols.

Como resultado, a Espanha decepcionou, e muito, uma vez que a equipe emplacou uma goleada de 7 a 0 sobre a Costa Rica no jogo de estreia do Grupo E na Copa. A seleção espanhola vai pegar o Marrocos na terça-feira, também às 12 horas.

Primeiro tempo de Japão x Espanha

A Espanha começou pressionando, com Busquets mandando o primeiro chute por cima, aos cinco minutos. O Japão ameaçou assustar pouco depois, com Ito. O chute até que foi na rede, mas do lado de fora.

O volume de jogo dos espanhóis teve resultado aos 11 minutos. Após um bom tempo trocando passes sem perder a bola, a seleção de Luis Enrique abriu o placar com Morata, após cruzamento de Azpilicueta. Com a vantagem no placar, a Espanha se limitou a controlar a posse de bola. Praticamente nada mais foi visto.

Substituições que entram para a história

Se o primeiro tempo foi morno após o gol espanhol, a partida melhorou imediatamente depois das alterações do técnico Hajime Moriyasu, que tornaram o Japão mais ofensivo no intervalo.

Doan foi um dos que entrou e “causou”. O atacante chutou de esquerda, Simón espalmou para dentro e o placar voltou à igualdade ainda com dois minutos. Em seguida, cerca de três minutos mais tarde, Doan fez nova jogada pela direita, mas cruzou rasteiro para Mitoma – outro que entrou na volta do intervalo. O cruzamento de volta para a área encontrou Tanaka, que virou a partida e enlouqueceu os torcedores japoneses no estádio.

O gol, no entanto, teve de ser verificado pelo VAR, o que demorou mais do que o normal, mas foi confirmado que a bola não chegou a sair de campo antes da assistência para o gol de Tanaka.

Pressão espanhola

Depois da virada japonesa, o restante do jogo foi só pressão espanhola. Mas perto dos 45 minutos, o goleiro Gonda fez duas defesas importantes, garantindo a classificação japonesa e confirmando o heroísmo dos Samurais Azuis, que derrotaram, nesta Copa, duas seleções campeãs do Mundo, o que inclui a vitória sobre a tetracampeã Alemanha no confronto da primeira rodada do Grupo E.

FICHA TÉCNICA

JAPÃO 2 X 1 ESPANHA

Estádio: Estádio Internacional de Khalifa, Doha (QAT)
Data e hora: 1 de dezembro de 2022, às 16h (de Brasília)
Árbitro: Victor Gomes (AFS)
Assistentes: Zakhele Siwela (AFS) e Souru Phatsoane (LES)
Árbitro de vídeo: Fernando Guerrero (MEX)
Público presente: –

Gols: Morata (11’/1ºT 0-1), Doan (2’/2ºT 1-1) e Morita (5’/2ºT 2-1)
Cartão amarelo: Itakura, Yoshida e Taniguchi (JAP); (ESP)
Cartão vermelho: Não houve

JAPÃO: Gonda; Ito, Taniguchi, Itakura, Yoshida e Nagatomo (Mitoma, intervalo); Tanaka (Endo, 41’/2ºT), Morita, Kamada (Tomiyasu, 22’/2ºT) e Kubo (Doan, Intervalo); Maeda (Asano, 15’/2ºT) – Técnico: Hajime Moriyasu.

ESPANHA: Simón, Azpilicueta (Carvajal, Intervalo), Rodri, Pau Torres e Balde (Alba, 22’/2ºT); Busquets, Gavi (Ansu Fati, 22’/2ºT) e Pedri; Williams (Ferrán Torres, 11’/2ºT), Morata (Asensio, 11’/2ºT) e Olmo – Técnico: Luis Enrique.

== Mundo-Nipo (MN)
Fonte: Yahoo! | Kyodo.

Total
5
Shares
Previous Article
Batedor japonês Munteka Murakami | ©iStok

Beisebol, o esporte preferido dos japoneses

Next Article
Automóveis no porto de Yokohama | ©Bloomberg Media Distribution

Produção global das montadoras do Japão salta mais de 14% em outubro

Related Posts