Japão vence a Alemanha e faz história na Copa do Catar

Japão foi amplamente superior no segundo-tempo, o suficiente para derrotar, de virada, a tetracampeã Alemanha em confronto válido pela primeira rodada do Grupo E na Copa do Catar.
Jogadores do Japão agradecem a torcida na Copa do Mundo no Catar | ©Kyodo
©Kyodo

A seleção de futebol do Japão fez história ao protagonizar mais uma surpresa na Copa do Mundo do Catar. Nesta quarta-feira (23), os Samurais Azuis derrotaram a toda poderosa tetra-campeã Alemanha, de virada, por 2 a 1 no estádio Internacional Khalifa, em confronto da primeira rodada do Grupo E.

Os gols do Japão foram marcados por Ritsu Doan e Takuma Asano, já na reta final. Os alemães abriram o placar com Ilkay Gundogan, ainda no primeiro tempo.

Com a vitória, os japoneses abrem vantagem na chave, com três pontos, enquanto os alemães, que eram favoritos, ficam sem pontuar e, caso a Espanha e Costa Rica empatem, Japão será o primeiro colocado isolado do Grupo E, enquanto a Alemanhã ficará na última posição.

Para a Alemanha, o roteiro começa parecido com o da Rússia-2018, em que o país europeu acabou eliminado ainda na primeira fase. Foi a primeira derrota de uma seleção do Velho Continente na atual edição da competição.

Polêmica pouco antes do início do Jogo

Antes mesmo da bola rolar, a partida ganhou holofotes devido a manifestação de jogadores da Alemanha contra as ameaças de sanção da Fifa ao uso da braçadeira “One Love”, em favor da inclusão e contra a discriminação à causa LGBTQIAP+.

Os 11 atletas titulares posaram para a foto oficial tapando as bocas. O goleiro e capitão Manuel Neuer ainda tentou esconder a braçadeira disponibilizada pela entidade. Um dos árbitros assistente foi até o jogador checar a posição da faixa, pedindo que reposicionasse o item.

O jogo

Dentro de campo, o primeiro sinal de surpresa aconteceu aos sete minutos. Depois de cruzamento rasteiro de Ito, o atacante Maeda empurrou para as redes. O gol foi invalidado pela posição de impedimento.

Mais ofensiva, a seleção alemã tentava controlar o jogo. O gol chegou só aos 33 minutos, de pênalti, com Ilkay Gundogan. Ao fim do tempo inicial, a Alemanha terminou com estatísticas expressivas: finalizou 14 vezes e teve 81% de posse de bola, segundo o site Sofascore.

A superioridade passou a virar contra os europeus no segundo tempo. Após as alterações do técnico Hajime Moriaysum, a equipe passou a levar perigo aos rivais, enquanto o goleiro Gonda fazia importantes defesas.

Aos 30 minutos do segundo tempo, Doan converteu após rebate de Neuer no chute de Minamino. Aos 37, Asano, uma das substituições, virou com passe de Ko Itakura.

As equipes voltam a campo no próximo domingo (27), quando os japoneses enfrentarão a Costa Rica às 7h (de Brasília), enquanto os alemães (campões do mundo em 1954, 1974, 1990 e 2014) vão medir forças contra a Espanha às 10h (de Brasília).

== Mundo-Nipo (MN)

Confira os 26 jogadores do Japão na Copa do Mundo no Catar
Total
0
Shares
Previous Article
Copa do Mundo de 2022, no Catar | ©Depositphotos

Brasil é favorito na Sportingbet para conquistar a Copa do Mundo

Next Article
Ham Katsu | ©Japanese Cooking

Receita de Ham Katsu: fatias de lombo empanadas

Related Posts